A gente sabe que, durante a adolescência, nosso corpo e mente mudam bastante! A gente vai criando formas mais femininas e assuntos que antes não importavam despertam nosso interesse. Da mesma forma, os garotos também mudam – e muito! Tem curiosidade para saber o que acontece com eles nessa fase? Nós também! Conversamos com o médico hebiatra Getúlio Bernardo Morato Filho, que contou tudo o que acontece com a gente e com os meninos! Confira:
O que muda?
A puberdade, que começa a partir dos oito anos nas meninas, começa um pouquinho mais tarde nos meninos, com nove anos. “O primeiro sinal da entrada na puberdade das meninas é o desenvolvimento da mama. Nos meninos, o primeiro sinal da puberdade é o aumento do volume dos testículos”, explica o médico. Segundo o especialista, as principais alterações no corpo das meninas são:
– Aumento do volume dos seios;
-Aparecimento de pelos;
-Aumento da distribuição da gordura nos quadris e coxas;
-Aumento da estatura e o aparecimento da menstruação;
– Mudanças comportamentais;
Já nos meninos, o aumento da produção de hormônios traz outras mudanças, como:
– Aumento dos testículos e da genitália;
– Produção de esperma;
-Aparecimento de pelos nas axilas, tórax, região genital e rosto;
-Engrossamento da voz;
-Rápido aumento da estatura;
-Mudanças comportamentais.
Mudanças de humor
Muitas pessoas têm mania de falar que adolescentes vivem de mau humor e irritados. Porém, segundo o médico, durante o período da puberdade até a entrada da adolescência, não há mudança de humor, mas uma mudança cerebral em situações que dão prazer. “O adolescente passa a experimentar outras sensações e experiências para substituir os prazeres infantis, que nessa fase não oferecem as situações de prazer que tinham quando eram crianças. Aos poucos, os adolescentes vão identificando situações que gostam mais e que vão formar seu gosto adulto. Essas mudanças variam muito de um para outro e este é o momento ideal para a formação do caráter”.
Fase de transição
Quanto mais os garotos crescem, mais as características masculinas aparecem e nos deixam suspirando por eles. No entanto, nessa fase de transição é comum surgirem alguns probleminhas, como o aumento de espinhas. “Na pele, há o desenvolvimento de glândulas sebáceas e o aumento do aparecimento de cravos e espinhas. Na estatura, doenças crônicas podem trazer problemas para atingir a estatura ideal, determinada pela herança genética”, revela o Dr. Getúlio.
Consultoria: Getúlio Bernardo Morato Filho
Pediatra – Hebiatra – Médico do Esporte
Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde
You must be logged in to post a comment Login