Antes de investir em qualquer mudança no visual, a beleza natural e o perfil de cada pessoa devem ser levados em conta. Para isso, o visagismo tem por finalidade conquistar o visual perfeito por meio da avaliação da estrutura física e a personalidade da pessoa na hora de escolher o corte. “Antes de começar qualquer trabalho, é importante respeitar o estilo e a personalidade da cliente, principalmente quando for de transformação, para que ele não se sinta um peixe fora d’água”, explica a diretora técnica da BSG, Vera Flecher.
Seguindo esses conceitos, a profissional sugere cortes de acordo com cada perfil de mulher. E o primeiro passo é analisar o formato do rosto. “É preciso identificar as peculiaridades de cada face para adequar as tendências ao cliente, e não o contrário”, destaca. Confira quais são os cortes mais indicados para cada um deles:
Rosto Oval
Esse formato não apresenta ângulos. A testa é mais larga que o queixo e suas linhas são suaves.
Tipos de corte: Os cortes de cabelo podem ser curtos os longos. Para se destacar, siga as tendências e evite desenhos retos. Cortes mais desfiados ou desconectados rendem charme extra ao visual.
Rosto Redondo
Parece largo para todos os lados, em especial na linha horizontal. Não apresenta ângulos.
Tipo de corte: Não abuse do volume. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo dos ombros são recomendados e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Cortes muito curtos não ficam bons.
Rosto Quadrado ou Retangular
A largura da testa é igual à do queixo, formando ângulos retos.
Tipo de corte: Caso queira um look mais curto, o chanel é uma boa aposta. Cortes mais longos também são sinônimos de acerto. A franja reta deve ser evitada, mas se cortada em camadas longas, pode cair bem.
Rosto Triangular
Apresenta testa larga e queixo fino, mas também pode ser encontrado rosto triangular em que a testa é estreita e queixo é largo.
Tipo de corte: Cabelos desconectados são ótimos para este rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos equilibram o formato da face. Se os fios forem cacheados ou crespos, evite os fios retos. As franjas podem ser curtas e retas, ou longas e desfiadas.
Consultoria: Vera Flecher, diretora técnica da BSG
Foto: Thinkstock/Getty Images Ilustração: Paula Ligo
You must be logged in to post a comment Login