Tudo bem se você está perdida no assunto, a gente explica: Copa das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e que acontece há mais de 20 anos. Tudo começou em 1992 na Arábia Saudita – provavelmente, você ainda nem tinha nascido – e, desde 2006, acontece a cada quatro anos. Oito países participam dessa competição: o campeão mundial atual e mais seis campeões continentais. Desde que começou, em algumas edições, o país que recebeu os jogos foi também o anfitrião da Copa do Mundo. No caso do Brasil será assim: as duas competições acontecem aqui, neste e no próximo ano.
Do Brasil, para o mundo
Com um país grande assim, nada mais justo do que envolver várias capitais nesse show do esporte. Os jogos acabaram de começar (o primeiro jogo do Brasil aconteceu sábado, 15/06), e estão rolando em seis cidades: Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Toda essa visibilidade é ótima para o Brasil, já que serão várias culturas e costumes diferentes sendo apresentados ao mundo.
Os países e algumas curiosidades interessantes…
– Espanha
É a atual campeã do mundo e tem como um dos titulares o marido lindo de Shakira: Gerard Piqué (bora assistir a esses jogos!). Lá na Espanha o pão também é um alimento muito valorizado e acompanha quase todas as refeições, sabia?
– Itália
É a representante da Europa na competição e é conhecida mundialmente pela cidade de Milão, de onde vieram as marcas Gucci, Prada, Armani e Dolce & Gabbana (loosho total!). Sem falar que num prato que a gente adora veio de lá: o macarrão!
– Japão
É o único país que resolveu inovar no uniforme principal da seleção. Nada de vermelho e branco, cores oficiais da bandeira. O tom escolhido dos samurais azuis foi… o azul! Vale lembrar que o saquê, uma bebida bastante apreciada aqui no Brasil, veio do Japão.
– México
Arriba, muchachas! Esta é a terra do Chaves e da Dulce María, gente! E dos nachos, tortillas, guacamole, burritos e outras tantas coisas gostosas. O time mexicano já disputou várias competições internacionais, mas nunca ganharam uma Copa do Mundo. #tadinhos.
– Nigéria
Os nigerianos venceram a Copa das Nações Africanas três vezes, inclusive este ano e, por isso, vieram para a Copa das Confederações. O país mais populoso da África é o tipo de lugar que, quando faz calor, faz calor demaaais! E apesar de ser uma região muito pobre, investe alto em artesanatosbem diferentões com varas e cordas. Sua mãe ia amar 😉
– Taiti
A maior ilha da Polinésia Francesa faz sua primeira participação na Copa das Confederações, o que torna esse momento muito especial. O lugar também é o preferido dos surfistas que procuram aventuras e ondas gigantes!
– Uruguai
Quer curtir praias desertas? Então, visite o Uruguai. Você também pode assistir a um jogo de rugby por lá, já que a seleção uruguaia está entre as 20 melhores do mundo! E o futebol também acumula vários títulos, viu? O time é o maior vencedor da Copa América!
Texto: Carolina Firmino
Fonte: pt.fifa.com/confederationscup
You must be logged in to post a comment Login