Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Conheça as ideias do criador do Tuenti, nova rede social que chega ao Brasil

Tuenti

Já ouviu falar no Tuenti? Criado há sete anos, ele é uma das redes sociais mais populares na Espanha e está chegando ao Brasil em sua versão traduzida para o Português e com a ajuda da Vivo/Telefônica.

A ideia da rede é poder compartilhar o máximo de materiais legais com seus amigos reais. Como assim amigos reais? É simples: semelhante aos esquema do WhatsApp, você adiciona só as pessoas que realmente tem contato, e ainda pode separá-las em círculos de mais ou menos contato. Assim, você consegue compartilhar com seus melhores amigos algumas coisas, e outros assuntos com amigos não tão chegados. Por isso o diferencial do Tuenti é a privacidade.

Quando você encontra alguém conhecido no Tuenti, tem duas modalidades de convite: chamar para ser um amigo (o que vai permitir compartilhar com eles fotos e momentos) ou para ser um contato (o que vai permitir apenas trocar mensagens via chat, sem acesso algum a informações pessoais dele).

A tt conversou com Zaryn Dentzel, que é o criador dessa rede social e atual presidente da empresa. Ele esteve no Brasil essa semana para o lançamento oficial do Tuenti por aqui, e olha só: já temos 10 mil usuários cadastrados. Vai ou não vai bombar?!

Zaryn Dentzel, Tuenti

Foto: Divulgação/ Telefônica

tt: Qual a principal vantagem do Tuenti sobre o Facebook (a atual rede social mais popular no Brasil)?

“O Tuenti reúne o melhor das funcionalidades dos programas de mensagens instantâneas e de redes sociais em uma ferramenta multiplataforma com foco em privacidade e simplicidade. Nesse sentido, supera limitações importantes de outras ferramentas/redes sociais conhecidas. O Tuenti é muito mais privado e seguro que ferramentas como o Facebook, por exemplo. Além disso, é multiplataforma, fazendo com que as conversas e todas as informações trocadas não estejam vinculadas a um número de telefone – isso é uma grande vantagem em relação à maioria das ferramentas de mensagens instantâneas que existem hoje.”

tt: Você acha que os brasileiros vão aderir bastante ao Tuenti?

“O Tuenti pode se ajustar muito bem ao mercado brasileiro porque é uma ferramenta que permite aos usuários se comunicarem e interagirem com seus melhores amigos, família e contatos de qualquer lugar – e dentro de uma rede social totalmente grátis. Os usuários tem um controle absoluto sobre as pessoas com quem interagem usando seu perfil no Tuenti, sempre contando com o histórico de suas conversas. Tudo isso é feito da maneira mais segura possível, já que não há indexação dos conteúdos e páginas no Google.”

tt: Tem planos de lançar outros projetos em nosso país?

“Estamos consolidando o produto e isso é o mais importante agora. O Tuenti já está disponível em 12 idiomas na versão web e também em apps para Android, Blackberry, iPhone e Windows Phone. Novas funcionalidades estão sendo constantemente desenvolvidas, como o serviço de VoIP, que está disponível para Android desde junho. Dessa forma, vamos complementando nosso produto, sempre levando em conta o feedback dos usuários, até ele ficar ‘redondo’ e sair para os outros sistemas operacionais. Com o apoio da Telefônica, estamos realizando algumas ações de pré-lançamento na América Latina (como esta viagem ao Brasil), o que nos ajuda a fazer nossa proposta de valor se tornar conhecida ao redor do mundo.”

tt: Alguns jovens reclamam que as redes sociais que surgem ultimamente são sempre muito parecidas. Você acredita que é possível surgir uma rede completamente nova e diferente?

“Acreditamos que ainda há sim muita oportunidade para ser explorada nesse mercado. A forma como vinculamos a parte de mensagens instantâneas com a rede social, por exemplo, é inovadora. Desenhamos um produto mais completo e mais atraente em relação a outras redes. Fora que ainda contamos com o diferencial de focar em privacidade e relacionamento com ‘poucos e bons amigos’.”

tt: Onde você gasta mais tempo enquanto está na internet? Redes sociais? Sites? Blog? Vídeos?

“Devido ao meu trabalho, passo a maior parte do tempo no Tuenti, lógico (risos). Todos os meus amigos sabem que estou sempre conectado ali e que serão rapidamente respondidos. O melhor é que todo o conteúdo está na nuvem, não vinculando o serviço de chat privado a um número de telefone.”

tt: Em sua opinião, porque tantos jovens têm investido no empreendedorismo atualmente? Quais as principais dificuldades que você enfrentou para criar seu projeto?

“Na nova economia, empreender é possível e o Tuenti é um exemplo disso. Os jovens estão aprendendo a superar sua aversão ao risco, ao desconhecido e a errar com as tentativas. Se você não arriscar, não vai errar, mas também nunca irá aprender. Acredito que essa seja o momento de participar dos novos modelos de negócio; é a partir deles que serão criadas novas oportunidades de trabalho. Evidentemente, o começo é sempre difícil, mas o esforço vale a pena. Temos que trabalhar muito e sem nenhuma garantia de que irá funcionar. E também convencer funcionários e amigos de que o projeto precisa de muito esforço até que se conquiste os primeiros investimentos para depois chegar aos investidores profissionais.

Quando criamos o Tuenti, em 2006, não havia tanta cultura de startup na Espanha como existe hoje. Para você ter uma ideia, uma das primeiras dificuldades que encontramos foi a compra dos servidores – chegamos a demorar três meses para encontrar! Como essa, passamos por várias outras histórias engraçadas. Conseguir os primeiros milhares de usuários não foi muito mais difícil do que chegar aos 10 milhões seguintes. Estamos agora colhendo os frutos daqueles passos iniciados há sete anos. Mesmo assim, sabemos que ainda há muito para fazer.”

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você