Miga, você sabe o que é mansplaining? Não precisa se assustar com o tamanho da palavra e o termo em inglês, não. Na real, essa é só uma palavra difícil usada para explicar algo bem simples e bastante comum na realidade de praticamente todas as mulheres.
Essa questão ficou bastante em alta depois que a youtuber Kéfera acusou um rapaz da plateia do Encontro de estar fazendo mansplaining com ela. Mas, afinal, o que é mansplaining e por que você precisa aprender isso? Bora entender, girl!
Por que aprender?
É importante aprender o que é mansplaining para saber identificar quando isso acontecer com você ou com outras mulheres ao seu redor. Saber o que é não vai impedir que aconteça, pois quem faz isso conosco são homens. Porém, você saberá reconhecer quando acontecer e poderá argumentar sobre isso, assim como ensinar seu namorado, crush, irmão, primo, amigos e outros homens a não agirem dessa forma. Legal, né?
Afinal, o que é mansplaining?
Sabe quando você entende bastante de um assunto, mas algum homem insiste em duvidar da sua inteligência ou capacidade e quer colocar a fala dele acima da sua? Isso é mansplaining, miga. É quando um homem quer explicá-la coisas óbvias ou que você já sabe, simplesmente por julgar que você, por ser menina, não é tão inteligente quanto ele, que é homem.
Isso acontece muito, todos os dias, com quase todas as mulheres. Mas, principalmente quando você está falando sobre um assunto que a maioria dos homens conhece, por exemplo: esportes, videogame, carros e outros tantos temas.
Isso é péssimo porque nos inferioriza. Imagine você saber tudo sobre a história de determinado time que é fã, mas quando você começa a falar sobre isso, um garoto te interrompe e fala por cima, mesmo sabendo bem menos sobre aquele tema do que você, que sabe bastante.
Viu como é simples, miga? O termo é difícil, mas a definição é simples. Para explicar isso para as pessoas você nem precisa usar o termo mansplaining se não quiser. É só explicar que quando um homem quer explicar coisas óbvias e duvida do conhecimento das mulheres sobre alguma coisa, ele está sendo machista. Afinal, todos podemos entender de qualquer tema.
Mas, quando o assunto é feminismo, as mulheres têm prioridade no assunto, pois são elas que sofrem com o machismo todos os dias, ok?