Nesta segunda-feira (16), um trecho de uma entrevista de Matheus Mazzafera com Gustavo Rocha viralizou nas redes sociais. No vídeo em questão, ambos aparecem falando sobre o estilo de homens que eles escolhem para namorar. Contudo, a web fez questão de reparar que a fala dos influenciadores foi marcada por um discurso racista.
“Quanto mais estragado for, melhor. Para namorar não, mas eu sinto atração mesmo pelos ‘malokas””, disse Gustavo. Matheus riu da situação e ainda comentou qual seria o seu tipo de namorado: “Eu sempre gosto dos tautados, mas meu ex-namorado é loiro e branquinho”.
gustavo rocha sendo racista… fetichizando homens não-brancos e falando que não serviria pra namorar pessoas não-brancas, além de utilizar a palavra “estragado” pra se referir a essas pessoas.
o racismo bem escancarado https://t.co/ewI1hLJEkc— giovanni: HOLIDAY (@nextlvlgio) November 16, 2020
Ambos chegaram a se pronunciar após as acusações. Matheus Mazzafera, por exemplo, disse que se expressou mal e pediu desculpas por suas falas. “Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado não tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal”, escreveu no Twitter.
Gostaria de pedir desculpas! Me expressei mal. Quis dizer que eu acho mais bonito homem com tatuagem, eu por exemplo estou fazendo varias. E meu ex namorado nao tinha nenhuma tatuagem. Eu dizer isso. Me desculpa por expressar mal
— Matheus Mazzafera (@matmazzafera) November 16, 2020
Já Gustavo Rocha compartilhou uma série de tweets para “esclarecer sobre a interpretação que algumas pessoas tiraram da minha fala no vídeo.”, confira:
Eu abomino qualquer tipo de racismo e meus seguidores sabem disto. Acusar uma pessoa de racismo é sério e é crime.
Mas como eu estou neste mundo para compartilhar amor, não me incomodo nem um pouco de pedir perdão a quem ficou magoado – minha intenção jamais foi essa.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Ao final do vídeo, quando digo “comigo é assim também”, eu me refiro ao fato de sentir atração por um estilo de homem e acabar namorando outro. Nunca me referi à cor da pele.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Mas entendi que não é sobre o que EU PENSO, ou o que EU ACHO. Não sou eu que sofro com isso e não é meu local de fala. Me desculpem pelo erro e pela fala infeliz. Nunca foi essa a minha intenção. Perdão.
— Gustavo Rocha (@gusrochaa) November 16, 2020
Veja algumas reações ao vídeo que circularam no Twitter, onde o assunto entrou para os Trending Topics:
0 surpresa em ver matheus mazzafera e gustavo rocha reproduzindo e reforçando uma estrutura racista e nojenta q infelizmente fez e faz parte da vida d quem é preto LGBT
problema é q as pessoas normalizam e transforma em conceito
e ai quem engole as consequências disso somos nós
— guaralud (@blckklucas) November 16, 2020
sobre essa merda aí do Gustavo Rocha: hipersexualização e preterimento são debates fundamentais.
e que a gente fale disso de forma ampla, com todo mundo, mas SOBRETUDO para e entre as bichas pretas. pra que nenhuma mais se submeta a esse tipo de tratamento que desumaniza.
— murilo araújo (@musaraujo) November 16, 2020
O povo surpreso com a fala racista do Gustavo Rocha e do Matheus Mazzafera, gente, cês tão falando de dois gays brancos, padrões de classe alta, oq esperavam? pic.twitter.com/FtfWuJgpWd
— igor 🐇💥 | 🌋 (@igorstts) November 16, 2020