Entre altos e baixos de audiência, o Big Brother Brasil encontrou sua fase de ouro na edição de 2020, com a inauguração dos grupos Camarote e Pipoca. A partir de agora, famosos também participam do reality.
No ano passado, nomes como Manu Gavassi e Rafa Kalimann, que chegaram à final, mais do que multiplicaram seu sucesso: estima-se que, entre posts patrocinados e campanhas publicitárias, elas tenham faturado mais do que o próprio prêmio do reality, o almejado R$ 1,5 milhão.
+ Enquete: quem é o seu favorito do BBB21?
À medida que a estreia do BBB21 se aproximava, as especulações sobre quais celebridades participariam da edição agitaram as redes sociais. A era Camarote já estava inaugurada. Dias antes do aguardado primeiro episódio, conhecemos os famosos da edição: Pocah, Karol Conká, Projota, Carla Diaz, Fiuk e Camilla de Lucas estavam entre os nomes mais conhecidos.
Os famosos entraram achando que seriam o sucesso da Manu Gavassi mas esqueceram de não levar essa podridão deles pro BBB
— Renata (@RenataAylla) February 7, 2021
Acontece que o efeito foi justamente o contrário: enquanto Gavassi, Kalimann e outros conquistaram o público em 2020, este ano assistimos à derrocada da admiração de Karol Conká e Projota, principalmente. Sem contar Nego Di e, em alguns momentos, Fiuk e Pocah. Até Camillia de Lucas, a queridinha do TikTok. As atitudes desses resultaram na repulsa do público e também em prejuízos em suas carreiras: contratos e shows cancelados, e unfollow em massa nas redes sociais.
Devia ser só anônimo, os famosos vão pro BBB só pra destruir a carreira
— (@AlanEverton12) February 7, 2021
Em tempos de cancelamento, qualquer deslize é negativo. E não foram poucos. A perseguição de Karol Conká a Lucas e Juliette a transformaram em uma das figuras mais ~odiadas~ do país. Seu programara no GNT, com estreia garantida pós-reality, foi por água abaixo. Esse é apenas um exemplo. Em um levantamento publicado pela Forbes, fala-se em um prejuízo de até R$ 5 milhões para a cantora.
@bbb Boninho escolheu a dedo os ativistas, os famosos bonzinhos, pra cair a máscara e o povo ver que esse povo nao é 1% do q dizem aqui fora……..
— Jonas dos santos (@Jonasdosantoso1) February 7, 2021
Em meio a isso, iniciou a discussão: será que, em 2022, as celebridades serão atraídas a participar do reality? Nada é certo, apenas o palpite. Provavelmente não. O BBB21 tem rendido cenas graves de perseguições psicológicas, e até base legal para possíveis processos (confira aqui nossa entrevista com um advogado). Caberá a emissora uma forma de dar a volta por cima e limpar a imagem do legado deste edição. Que mal começou.