Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTIQ+, o Instagram convidou a dupla Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, do Diva Depressão, para comandar o Compartilhe com Orgulho, uma série de entrevistas com criadores da comunidade LGBTIQ+. O segundo episódio já está no ar e é estrelado pela comunicadora e historiadora Giovanna Heliodoro, a @transpreta.
No encontro, Giovanna conta um pouco de sua jornada e como está usando a carreira na História para entender e estudar mais sobre os movimentos de gênero e sexualidade no Brasil. Ela também revela como usa o Instagram para se firmar como mulher travesti.
conheça a @transpreta
A mineira Giovanna Heliodoro nasceu em 1997, mas nunca se identificou como um menino cis. Ela inclusive criou um termo para explicar que, para os pais, o que houve foi uma “quebra de expectativa de gênero”. Dos 19 para os 20 anos se assumiu uma mulher trans, após assistir ao filme Minha Mãe é uma Peça, de Paulo Gustavo.
Giovanna relata que cresceu com medo de ter sua vida e seu nome associado à pessoas que eram vistas como prostitutas, violentas, párias e que isso foi parte do seu processo de aceitação. Foi doloroso se inserir no mercado de trabalho formal, pois não há espaço, confiança e nem incentivo.
Foi aí que entendeu que, para subverter e hackear esse “cistema”, ela precisaria ir por outra via, a do empreendedorismo. Ela diz que TRANSPRETA é um mecanismo de empoderamento e a sua forma de mostrar ao mundo que travestis negras existem.
“Espero que no futuro as mulheres dessa geração, além de se auto-organizar, comecem a tomar posse do que é seu. Que nós, pessoas negras, travestis, trans, tomemos posse de todos os acessos que nos foram tirados, que possamos reconstruir nossa narrativa e escrever a história desse país.”Giovanna Heliodoro
compartilhe com orgulho
Além de Giovanna, estão na série do Instagram jovens criadores de conteúdo que falam sobre como expressar sua verdadeira identidade os ajudou a alcançar espaços dentro de suas carreiras e a inspirar milhares de pessoas nas redes: a cantora Ana Gabriela, a humorista Babu Carreira, a multiartista Pati Rigon, o comunicador Raphael Dumaresq e o jovem advogado Stefan Costa.