Poucos nomes são tão controversos na indústria da música atualmente quanto o de Dr. Luke. O produtor, que está de volta aos holofotes no novo álbum de Katy Perry, protagonizou batalhas judiciais sérias nos últimos dez anos, envolvendo acusações de abuso psicológico e sexual.
Mas, afinal, quem é Dr. Luke? De nome verdadeiro Lukasz Gottwald, ele é um dos produtores por mais de enormes hits dos anos 2010. Em seu portfólio, ele tem colaborações com artistas como Britney Spears, Kesha, Miley Cyrus e, claro, Katy Perry. Aliás, só no catálogo musical da artista, ele esteve por trás de hits como “I Kissed a Girl” e “Teenage Dream”.
Processo de Kesha
Em 2014, a cantora por trás do hit “TikTok” entrou com um processo judicial contra Dr. Luke, o acusando de abuso sexual, físico e emocional. Além disso, Kesha afirmou que o produtor a teria drogado e violentado sexualmente, também detalhando anos de manipulação por parte do gigante da música.
Na época, Dr. Luke negou veementemente todas as acusações e até mesmo chegou a processar Kesha por difamação e quebra de contrato.
Em 2016, um tribunal de Nova York negou a solicitação de Kesha de rescisão de contrato com a Kemosabe Records, gravadora de Lukasz. A juíza Shirley Kornreich afirmou que não haviam evidências suficientes para apoiar as alegações de Kesha de abuso sexual. A decisão revoltou a web, que seguiu defendendo a cantora.
Os desdobramentos mais recentes do caso aconteceram entre 2020 e 2021, na ocasião, outro juiz afirmou que Kesha teria difamado Dr. Luke em uma mensagem de texto para Lady Gaga, onde a cantora teria abusado de Katy Perry também. Porém, a dona de “I Kissed a Girl” havia negado o fato sob juramento durante as investigações. Então, Kesha foi obrigada a pagar uma indenização de cerca de 374 mil dólares a Dr. Luke.
Participação de Dr. Luke em novo álbum da Katy Perry
Por fim, vale destacar que a presença de Dr. Luke no novo projeto musical de Katy Perry dividiu opiniões na web. “Que lindo a Katy Perry trabalhando música sobre empoderamento feminino junto com a maior referência no assunto: Dr. Luke“, ironizou um usuário do Twitter.
que lindo a katy perry trabalhando música sobre empoderamento feminino junto com a maior referência no assunto: dr. luke pic.twitter.com/pOkTkKxWsH— caule maybe (@caulerae) June 17, 2024
“Dr. Luke pode ser o que for, mas é um produtor muito bom. E se a justiça americana não conseguiu encontrar provas para incrimina-lo, qual é o motivo pra Katy Perry não trabalhar com ele? Lealdade e sororidade pela Kesha? A mesma que falou mal dela por trás e mentiu?”, argumentou outro usuário, então.
dr Luke pode ser o que for mas é um produtor muito bom. E se a justiça americana não conseguiu encontrar provas para incrimina-lo, qual é o motivo pra Katy Perry não trabalhar com ele? Lealdade e sororidade pela Kesha? A mesma que falou mal dela por trás e mentiu?— jem (@ispureparadise) June 19, 2024