Você já pensou em fazer trabalho voluntário? Saiba que, mais que ajudar o outro, ele também pode ser muito importante, tanto para a saúde, quanto para seu crescimento pessoal.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que o trabalho voluntário aumenta a expectativa de vida das pessoas que querem ajudar ao próximo. De acordo com o estudo, o voluntariado estimula a produção de hormônios que combatem o estresse e produzem a sensação de bem-estar.
[saiba_mais]
Esse tipo de trabalho envolve até mesmo aqueles pequenos gestos, quase imperceptíveis no nosso dia a dia, mas que fazem uma megadiferença na humanidade. Quatro meninas contaram para a todateen como o trabalho voluntário mudou a vida delas – para melhor:
“Eu fiz trabalho voluntário por sete anos na Sociedade São Vicente de Paulo. Esse trabalho tem como missão promover o bem -estar do próximo. Um grupo de amigos e eu participávamos uma vez por semana de reuniões e coletávamos dinheiro entre nós, que seria usado no final do mês para auxílio de alguma família necessitada. Sendo assim, nós distribuíamos alimento para essa família, desde cesta básica até produto de limpeza e higiene pessoal. A ação não estava apenas na entrega, mas no envolvimento que tínhamos. Sempre procurávamos ajudar na parte psicológica, conversando sobre os problemas do próximo e, principalmente, ouvindo e oferecendo apoio. Eu comecei desde muito cedo nessas ações, mas, quando se é mais jovem, a reflexão é diferente sobre a realidade. Conforme fui crescendo, entendi melhor meu lugar na sociedade. Os anos em que participei fizeram toda a diferença na minha vida. Esse trabalho faz a gente agradecer mais pelo que tem e a reclamar menos.” Maria Luísa Bergamasco, 22 anos.
“Eu fiz trabalho voluntário em uma casa abrigo, em Mirandópolis, nos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Foi uma experiência muito boa, porque aprendi muito com as crianças que viviam lá. Elas me ensinaram que não precisamos de muito para ser feliz, a dividir as coisas e amar ao outro como se fôssemos irmãos. Gostei tanto deles que sempre quando dá eu vou visitá-los.” Ana Laura Terra, 21 anos.
“Participei do projeto Formiguinha por dois anos. Quando entrei, eu era educadora social e desenvolvia atividades de leitura e matemática com as crianças. Na época os educadores também geriam o projeto, organizávamos festas e eventos para arrecadar verba. Eu queria fazer um trabalho voluntário desde muito novinha, quando eu tinha uns 15 anos, mas nunca arranjava tempo. Lá eu aprendi muito mais do que ensinei, tenho certeza! Um trabalho voluntário é um trabalho como qualquer outro, mas a recompensa é muito maior do que o dinheiro; cada sorriso, cada abraço, cada aprendizado das crianças era meu pagamento e isso ninguém pode tirar de mim. Sem contar que aprender a conviver com pessoas com ideias diferentes das suas e a gerir conflitos e discussões é uma bagagem que certamente me ajudou muito em todos os aspectos da minha vida. A maior importância é aprender a se doar sem esperar nada em troca – e isso acabou me dando muitos sentimentos e energias boas. São coisas que vivi ali que jamais vou esquecer e que sempre vão me emocionar.” Isis Rangel, 22 anos.
As celebs também são voluntárias
Várias celebs já aderiram às causas sociais. Selena Gomez, por exemplo, sempre viaja para conhecer e ajudar instituições, além de ser embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Demi Lovato é outra diva que adora ajudar ao próximo: em 2013, ela trocou uma comemoração de aniversário badalada por uma viagem ao Quênia, onde fez trabalho voluntário pela campanha “Free The Children”. Mais detalhes você confere nesse post.
Partiu fazer trabalho voluntário?
Existem várias alternativas para quem quer começar o voluntariado, mas não sabe como. Doar parte do seu tempo já é um bom começo.
Depois, você pode pensar em atividades que te façam bem e com as quais você tem maior facilidade. Vale usar suas habilidades para, por exemplo, ajudar em recreações com crianças ou pacientes de um hospital, promover cortes de cabelo gratuitos e até cuidar de animais abandonados. O importante é ajudar! Nessa matéria separamos 10 atitudes para quem quer deixar o mundo melhor.
You must be logged in to post a comment Login