Pode reparar: as clínicas de estética não param de crescer no Brasil, porque nosso povo é supervaidoso. Por isso, ser esteticista é uma boa se você curte esse ramo da beleza, bem-estar e afins!
Os estudos
Pensa em um curso cheio de disciplinas práticas… É o de estética. Todas as aulas são muito dinâmicas e nelas você aprende processos de cuidados com beleza e bem-estar, que vão desde o rosto, até o corpo. “Aprendemos a fazer hidratação, limpeza de pele, peelings, massagem antiestresse, celulite, flacidez, rejuvenescimento e rugas, acne inflamatória e muito mais”, conta Mônica Aureliano, estudante de Estética no Senac Itaquera de São Paulo.

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Mão na massa
Ser esteticista é muito mais do que só passar cremes. Além de todos os tratamentos corporais e faciais, você também pode ajudar o cliente com orientações, “tanto na parte de hábitos de vida mais saudável, quanto de cosméticos a serem utilizados no dia a dia”, afirma Márcia Catalano, professora do Senac. Ou seja, essa profissão cuida da saúde da pele e do corpo em geral, “voltado para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas”, fala Mônica.
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Onde trabalhar
Tem muito lugar para esteticista colocar a profissão em prática: desde clínicas, salões de beleza, empresas de cosméticos, hotéis, spas, cruzeiros marítimos e até abrir seu próprio negócio. “Você consegue atuar nas mais diversas áreas, inclusive auxiliando profissionais de cirurgias plásticas, contribuindo para um melhor resultado pós-cirúrgico”, explica a estudante. O legal é conhecer todas as técnicas para depois escolher como prefere trabalhar.
Mercado de trabalho
A profissão de esteticista cresce a cada dia, afinal, segundo a professora, o Brasil é o terceiro país que mais procura esse tipo de serviço no mundo, ficando atrás só do Japão e dos Estados Unidos. “A perspectiva é de crescimento, até porque, estamos ficando cada vez mais velhos e por mais tempo. Então, a procura por tratamentos que proporcionam beleza continua aumentando”, conta Márcia.
Com carinho
Ser esteticista exige que você fique sempre atenta às novidades do mercado, novas técnicas e, também, o relacionamento pessoal, para saber se comunicar bem com os clientes. “Você precisa ter percepção das pessoas, compreender que são seres humanos com suas particularidades e necessidades. Hoje, uma esteticista precisa cuidar do rosto e do corpo, mas também entender a alma das pessoas. O cliente não é só o lucro, ele requer carinho, cuidado e respeito”, fala Mônica.
Texto: Ana Castilho/colaboradora
