É normal adquirir alguns hábitos durante a vida e achar que eles são totalmente ok de se ter. Mas, mesmo parecendo inocentes, algumas ações podem prejudicar (e muito!) o seu corpo. Será que você está acostumada a fazer algum deles?
1. Comer assistindo TV
Quando você está prestando atenção na tela, acaba comendo bem mais – até 44% além do normal! Sem contar que é comum levar guloseimas calóricas para o sofá, ao invés de algo saudável. Esse hábito ainda prejudica a mastigação, a postura e o convívio com outras pessoas.
Solução: o ideal é fazer refeições em horários regulares, na mesa e em ambiente tranquilos. Além, de claro, comer com calma e dar tempo para o seu organismo processar o que você está ingerindo.
2. Segurar o xixi
Os efeitos dessa mania podem demorar a aparecer, mas quando aparecem… É problema na certa! Segurar a urina pode causar falta de controle sobre a bexiga. Já pensou acabar fazendo xixi sem mais nem menos?
Solução: lembre-se de dar pausa nas atividade para ir ao banheiro – mesmo se não tiver com uma vontade enorme.
3. Comer muito antes de dormir
Quando dormimos, nosso metabolismo fica mais lento, o que dificulta a digestão. Esse hábito também facilita o surgimento de refluxo, azia e um desconforto péssimo.
Solução: antes de se deitar, faça uma refeição mais leve e com pelo menos uma hora de antecedência.
4. Só usar salto alto
O uso excessivo, ainda mais se for daqueles com um salto nas alturas, sobrecarrega a coluna e pode causar dor nas costas.
Solução: intercale o uso dos sapatos, procure usar em ocasiões mais especiais e nunca todos os dias! Agora, se sentir muita dor, é melhor evitá-los.
5. Não beber água
Tudo o que o seu corpo faz (andar, pensar, falar, respirar) precisa de água. Sem ela, as atividades do organismo ficam mais lentas e precisam de um esforço extra para funcionar.
Solução: ande sempre com uma garrafinha na mochila e pense que beber bastante líquido ajuda a eliminar toxinas.
6. Mascar chiclete o dia todo
A maioria dos chicletes contém açúcar, o que ajuda no aparecimento de cáries. Além disso, você mastiga, o estômago entende que irá receber alimento e começar a trabalhar e o esforço à toa pode evoluir para gastrite, úlcera e sensação de queimação.
Solução: o certo é consumir a guloseima de forma moderada e escolher os produtos sem açúcar.
Por que temos esses hábitos?
Esse tipo de hábito é muito comum e acabamos adquirindo por ver outras pessoas fazendo. Desde algo básico até hábitos considerados mais graves podem ser mudados… Claro que tudo depende de esforço e, em alguns casos, até uma ajuda extra. Mas se é para o bem do corpo, da mente e da vida, até que vale a pena, né?
Consultoria: Alexandre José Reis, neurocirurgião e especialista em cirurgia de coluna vertebral; Elias Paulo Rodrigues, urologista; Evandro Pinheiro, gastroenterologista
LEIA TAMBÉM
- Você tem uma vida saudável?
- Hábitos ou alimentos que agravam os sintomas da TPM: fuja deles
- Motivos para nunca dormir de maquiagem