Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Unhas de diva: 6 dúvidas respondidas

Os cuidados vão muuuito além do esmalte, viu!

Niina Secrets mostrando suas unhas com esmalte nude
Foto: Reprodução/ Instagram niinasecrets

Se você acha que para ter unhas lindas basta pintá-las com frequência, está muito enganada. A verdade é que a saúde delas vai muito além disso, exigindo alguns cuidados especiais. Mas tudo fica bem mais fácil com as dúvidas que foram respondidas abaixo.

Giphy

  1. Esmalte em excesso deixa a unha amarela?

Sim, e o uso excessivo de acetona também é uma das causas. Unhas amarelas também podem ser sinônimo de algumas doenças metabólicas e infecções. Por isso, é bom procurar um dermatologista.

2. Manchinhas brancas são sinal de falta de vitamina?

São, sim. Porém, além de indicar a carência de algumas vitaminas, elas podem ser consequência de algumas doenças, como problema nos rins ou no fígado. Mas, na maioria das vezes, são somente o resultado de alguma pancada leve na unha.

3. Tirar a cutícula é bom para a saúde da unha?

De jeito algum! “A cutícula tem a função de proteger a matriz da unha e a sua retirada pode deixá-la vulnerável e provocar o aparecimento de deformidades”, explica o dermatologista Agnaldo Mirandez.

Giphy

4. Não tem problema usar alicates e espátulas de outra pessoa?

Tem, sim! É importante ter seu próprio kit de manicure para evitar o contágio de doenças, como a Hepatite C.

5. É importante ficar alguns dias sem nenhum esmalte para deixar a unha “respirar”?

Sim. “O ideal é retirar o esmalte um dia antes de fazê-las, mas também é recomendável dar um intervalo de uma semana sem esmalte, de vez em quando”, diz o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez.

6. Para não manchar a unha, é preciso alternar esmalte de cor clara depois de usar um escuro?

É isso aí. O uso contínuo de um mesmo esmalte, principalmente os de tons escuros, pode fazer com que as unhas acabem se pigmentando, por isso o ideal é alternar cores claras e escuras.

 

Texto e entrevista: Aline Alvarenga * Consultoria:  Agnaldo Augusto Mirandez, dermatologista da Clínica Perfetta, de São Paulo (SP

Mais notícias para você