Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Saúde do cabelo: 12 dicas do que NUNCA fazer com seus fios

Conheça as necessidades do seu cabelo e nunca mais erre na hora do haircare

Haircare - cabelo
Cuidar do cabelo é fundamental para saúde capilar (Crédito: Shutterstock)

Cacheado, liso ou ondulado, independente do formato do seu cabelo é importante lembrar que ele precisa de cuidados específicos e possuí necessidades individuais. Tendo isso em mente conseguimos imaginar que não vale a pena comprar, uma máscara para fios cacheados, se seu cabelo é liso, por exemplo.

Para ilustrar os principais cuidados, a dematologista, Rita de Cássia Rossini, especializada em tricologia, nos conta os erros e enganos que podemos cometer com os nossos cabelos e as vezes nem percebemos.

Lavar o cabelo com água gelada ou quente?

Use água morna ou gelada, mas fuja de água quente, pode deixar o couro cabeludo mais oleoso. Isso também pode prejudicar a estrutura dos fios, que ficam mais frágeis e quebradiços.

Não lavar o cabelo com frequência pode danificar os fios?

Isso pode levar a uma irritação da pele e do folículo, favorecendo algumas doenças como a dermatite seborreica – inflamação que causa principalmente descamação e vermelhidão. Lave seus fios no máximo três vezes na semana.

Lavar sempre os cabelos é ruim?

Não há contraindicação em lavar os cabelos com maior frequência, como todos os dias. Vai depender do tipo do cabelo e das particularidades de cada pessoa, use um produto de limpeza, como o shampoo, apenas uma vez ao dia.

Devemos higienizar a escova de cabelo?

É importante para que todo tipo sujeiras que existam na escova de cabelo sejam eliminadas. Retire sempre os fios que ficam no instrumento, após escovação dos fios e lave com sabão e água corrente e deixe secar bem em um local arejado para evitar mofo.

Ficar com os cabelos presos com frequência pode estragar os fios?

Prender o cabelo molhado pode danificar a sua estrutura. O que assim, favorece a quebra e queda. Cabelos presos com força e diariamente podem levar a um tipo de afinamento e queda do fio. Gerando alopecia.

Deixar a toalha na cabeça após o banho é ruim? Por quê?

O uso pode gerar atrito entre os fios e danificá-los. Ambiente úmido pode estimular o crescimento de alguns fungos no nosso couro cabeludo.

Excesso de shampoo e condicionador faz mal?

O excesso de shampoo, que por ter uma ação detergente, desengordurante, pode retirar água e óleos da parte mais externa do fio, deixando-os mais secos e frágeis, o que pode levar à quebra dos fios.

Usar muito condicionador, na raiz dos cabelos, pode ocasionar uma obstrução da abertura do folículo, e assim, piorar quadros de dermatite seborreica e outras alopecias do couro cabeludo, além de deixar o fio pesado e não maleável.

Hidratação com óleo de coco no cabelo faz mal?

Mito, o óleo de coco é um dos poucos ativos que tem propriedades de penetrar na estrutura do fio para o objetivo de hidratar os cabelos.

Produtos inadequados para o tipo de cabelo trazem danos aos fios?

Sim! Principalmente para pessoas com cabelos crespos e cacheados, que usam sempre shampoo antirresíduos. Esse produto faz uma limpeza mais profunda e pode agredir mais os fios.

Cabelos precisam ser sempre cortados?

Não existe uma regra para frequência dos cortes. Vai depender do estilo, assim como o formato e se houver, também é preciso levar em conta os danos do cabelo.

Evitar secador é a melhor alternativa?

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, mas sempre lembrando que existem vários tipos de secador e quanto maior a temperatura maior o dano ao fio, deixando-o mais frágil, quebrado e sem brilho.

A máscara pode ser um substituto para o condicionador?

Não! A máscara deve ser usada até duas vezes por semana, dependendo das necessidades do cabelo. Para uso diário, o condicionador tem maior capacidade de selar as cutículas garantindo brilho, maciez e facilidade na hora de escovar.

Anotou tudinho? Agora é hora de aplicar todas as dicas para nunca mais errar!

Mais notícias para você

Entretenimento

O cantor se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro em setembro

Entretenimento

A premiação está chegando e esse é o seu sinal para reunir os seus amigos

Entretenimento

Expusemos as contas secretas das suas celebridades favoritas

Beleza

Te explicamos todos os detalhes da progressiva sem formol