Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

5 métodos para intensificar os estudos

Conheça essas técnicas que vão te ajudar intensificar seus estudos, memorizar o conteúdo e se destacar nos vestibulares

5 métodos para intensificar os estudos
5 métodos para intensificar os estudos - Foto: Pinterest

Para alcançar seus objetivos escolares, é necessário estudar além do básico. Dessa forma, é necessário criar uma rotina de estudos estratégica e funcional. Pensando nisso, resolvemos te ajudar a entender a melhor maneira de absorver conteúdo, garantindo resultados cada vez melhores.

A todateen separou cinco métodos de estudos, assim, você pode encontrar o que faz mais sentido na sua rotina. Confira:

Método de estudos Cornell

Criado em 1940, o método Cornell ainda é válido e muito utilizado. Isso porque ele ajuda estudantes a classificarem seus resumos de estudo. Para isso, divida uma folha em três partes. Do lado esquerdo, anote as principais ideias e tópicos que precisam ser estudados. Do lado direito, faça anotações básicas e curtas sobre o tema. Embaixo, faça um resumo com suas palavras sobre o tema a ser estudado.

Dessa forma, você irá memorizar e fixar o assunto no seu cérebro. Faça o teste!

Mapa mental 

Esse método é o ideal para pessoas que aprendem melhor de forma visual. Isso porque ele te ajuda a memorizar os principais tópicos e organizar o conteúdo de forma prática. 

Para isso, não existe um modelo ideal para fazer um mapa mental, faça da maneira que preferir. No entanto, o ideal é usar uma folha em branco com o tema no centro. A partir dai, use cores, setas, desenhos e caixas de texto para explicar os temas dos estudos. 

Técnica de estudos pomodoro

Além das formas tradicionais, existem maneiras de tornar os estudos mais efetivos e menos cansativos. Dentre elas, a técnica pomodoro valida a importância de fazer pausas para arejar a cabeça. Dessa forma, o método indica que o fluxo de trabalho deve ser dividido em blocos de 25 minutos sem pausa, os “pomodoros”. Assim, com o fim de cada bloco, devemos fazer uma breve pausa. 

Para isso, o estudante deve seguir uma lista de tarefas a serem cumpridas em 25 minutos, com direito a uma pausa de 5 minutos. Ao fim de quatro “pomodoros”, faça uma pausa de 30 minutos e retorne ao foco. 

Resumo 

Os resumos são uma ótima forma para revisar a matéria. Para isso, faça resumos concisos sem deixar informações importantes de fora. 

Técnica Feynman

Essa técnica é simples e rápida. Isso porque ela diz que para entender um conteúdo difícil, você deve simplificá-lo em sua cabeça em uma linguagem básica. Dessa forma, você deve conseguir explicar para qualquer pessoa, até para uma criança.

Mais notícias para você

Entretenimento

Bandas selecionadas pelos jurados irão se apresentar no festival no dia 8 de junho

Streaming

A série Bridgerton é uma adaptação dos 9 livros de Julia Quinn

Moda

Confira essas inspirações de looks com jaqueta de couro para compor um look moderno, confortável e protegido do frio

Comportamento

Prova vale até 1000 pontos e pode fazer a diferença no resultado final