Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Cabelo no inverno: confira 9 dicas para cuidar dos fios em dias de frio

Crédito: Shutterstock

Como a gente já sabe, qualquer mudança climática pede por cuidados específicos. Isso acontece devido às alterações que a temperatura e outros fatores impactam o nosso corpo. O mês de maio marca o início do tempo mais frio, que se estende até a metade do ano. Inclusive, já estamos dando dicas de tendências de inverno por aqui.

Para ser mais exata, o inverno começa apenas no dia 21 de junho, porém, este ano as baixas temperaturas ficaram acentuadas mais cedo. Com o tempo frio, a pele aparenta sinais de ressecamento e os cabelos também. As temperaturas e ventos podem ressecar o couro cabeludo e os fios, tornando-os secos, opacos, quebradiços e ásperos.

A convite da Amend, a hair stylist Morgana Rocha, do C.Kamura São Paulo vem compartilhar algumas dicas para manter o cabelo macio e hidratado durante esse período. Vem conferir!

1 – Não esqueça de hidratar os fios

A falta de umidade no ar e os banhos quentes podem causar ressecamento dos fios, caspas, descamação e irritação no couro cabeludo. O frio também acaba dando preguiça de hidratar os fios, por isso, tenho duas dicas excelentes para cuidar dos cabelos neste período:

  • Aposte nos óleos capilares durante o dia e antes de dormir. A umectação é uma excelente aliada para manter a saúde dos fios e você pode fazer antes de dormir.
  • Produtos que entregam resultados em poucos minutos e podem ser usados durante o banho são excelentes alternativas para cuidar dos fios, como as máscaras capilares.
  • Invista em um cronograma capilar para fortalecer o cabelo

2 – Cuidado com o banho muito quente

Ah, um banho quentinho é maravilhoso para aquecer o corpo, principalmente se você precisou sair de casa, porém, a água quente resseca os fios, retirando a umidade natural deles. Neste período, opte pela água morna.

Uma dica valiosa é depois de lavar os cabelos, usar uma máscara capilar no comprimento e pontas e depois usar o condicionador. A máscara vem antes do condicionador, pois o shampoo abre a cutícula, pois a máscara hidrata e o condicionador sela.

3 – Cuide da sua alimentação e beba bastante água

Cuidar da alimentação traz diversos benefícios para a saúde, além de auxiliar na pele e cabelo. Nos dias mais frios, muitas vezes optamos por comidas mais gordurosas e esquecemos de beber água com tanta frequência. Lembre-se: ao alimentos ricos em proteínas irão beneficiar muito a saúde capilar. Não esqueça da água! Ela é fundamental para manter o corpo saudável e energizado.

4 – Cuidado ao secar os fios

No inverno é mais difícil deixar os fios secarem naturalmente, opte por um secador, na temperatura média para não prejudicar os fios. Você pode usar um protetor térmico para evitar danos.

5 – Condicionador nos dias frios = cuidado e proteção

Nessa época, os cabelos necessitam de mais proteção, por isso, é sempre bom finalizar a lavagem com um bom condicionador, independente do uso da máscara sempre use o condicionador para finalizar a limpeza. Escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo e aplique apenas nos fios.

6 – Manutenção do corte é essencial

Essa é uma dica que vai além da estação, assim como a hidratação semanal dos fios. O clima frio deixa o cabelo quebradiço e sensível e se você já tem pontas duplas, no inverno ela vai sobressair e ficar mais evidente. Para isso, mantenha sempre em dia o seu corte de cabelo. Mesmo que seja só as pontas. Cabelos fortes crescem mais rápido e ficam muito mais bonitos, com movimento e brilho.

Para você que não gosta de tirar o comprimento, escolha o corte bordado, que “limpa” as pontas duplas, deixando os fios mais saudáveis e com menos frizz. O corte bordado pode ser feito com uma máquina específica ou também com uma tesoura, torcendo os fios em mechas finas. Não tente fazer em casa, você pode prejudicar seu cabelo. Utilize também óleos de finalização para selar pontas duplas.

7 – Os cabelos coloridos necessitam de mais atenção

Quem possui coloração nos fios percebe que eles desbotam mais facilmente durante a estação, além de ficarem mais ressecados. O segredo é cuidar, cuidar e cuidar! Neste caso, uma excelente alternativa é optar por linhas específicas para cabelos coloridos que cuidam, hidratam e ajudam a aumentar a durabilidade da cor.

8 – Cabelos cacheados pedem cuidados extra no inverno

Cabelos cacheados já são ressecados naturalmente por sua estrutura em espiral. No inverno o cuidado tem que ser dobrado. Não deixe de usar óleo capilar durante o dia, a noite e antes de dormir. Não esqueça de usar leave-in para manter os cachos sempre bonitos! A touca de cetim também é uma excelente aliada para evitar o frizz excessivo.

9 – Aposte nos acessórios que protegem contra o frio

Scrunchs de seda, toucas e gorros de lã, lenços, tiaras, boinas e chapéus, ajudam a proteger do frio, além de complementar o visual.

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva