Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Clareamento dental caseiro e com bicarbonato de sódio: mito ou verdade?

Crédito: Shutterstock

Quando o assunto é aparência, nem precisamos dizer que o sorriso ganha um destaque, né? Só para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa da Tchenavio, o mercado global de clareamento dental deve registrar um crescimento de 840 milhões de dólares até 2024. Uau!

A tendência vem sendo impulsionada, principalmente, pela grande popularidade do procedimento entre celebs e influenciadores digitais. Com uma busca rápida na internet, é possível encontrar uma série de receitinhas caseiras para deixar os dentes mais brancos, mas será que isso realmente é seguro? Especialistas alertam que a prática exige cuidados. Vem que a gente te conta tudo.

Laís Munari, professora de odontologia laboratorial do Centro Universitário Newton Paiva explica que, com o tempo, o esmalte dos dentes se desgasta e faz com que o tecido interno, que leva o nome de dentina, fique mais visível. Além disso, fatores externos, como consumo constante de açaí, café e outros alimentos com grandes concentrações artificiais, também contribuem para isso.

E é na busca de mantê-los “clarinhos”, que muitas pessoas optam por realizar o procedimento em casa, especialmente com bicarbonato de sódio. No entanto, segundo Laís, a eficácia é variável.

“Em concentrações específicas e quando associado a produtos odontológicos, como dentifrícios ou agentes clareadores, o bicarbonato de sódio se mostra efetivo na remoção de manchas extrínsecas, mas esse não é o caso dos produtos comercializados em farmácias e supermercados”, explica.

Ela cita ainda que nem todos podem utilizar o produto e ressalta a necessidade um profissional acompanhando as etapas do clareamento, além de realizar a supervisão adequada. No caso de pacientes com doenças sistêmicas que comprometem o metabolismo de sódio e potássio, por exemplo, existe a possibilidade do bicarbonato interferir no tratamento.

“Apesar de não ser o mais indicado para o procedimento de clareamento, o bicarbonato de sódio é importante para a odontologia por possuir inúmeras outras aplicações, como é o caso da prevenção de lesões cariosas e doença periodontal, devido sua propriedade bactericida e limpezas de próteses totais e removíveis”, finaliza.

Viu só, nem tudo que se vê na internet, de fato, pode ser funcional para você. Fica esperta e não caia nesses desafios de #dentebranco e #whiteteethchallenge que viralizaram lá no TikTok.

Mais notícias para você