Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Tudo o que você precisa saber sobre cosméticos veganos

Tudo o que você precisa saber sobre cosméticos veganos
Tudo o que você precisa saber sobre cosméticos veganos

Nos últimos anos, o termo vegan beauty vem se tornando cada vez mais popular entre os cosméticos. Frente a tantas mudanças, a indústria da beleza está se reinventando, se adequando às preocupações ambientais, se questionando sobre composições e processos de produção.

Nesse contexto, os cosméticos veganos estão se popularizando a cada dia, já que o próprio veganismo é mais do que um movimento sociopolítico, sendo um estilo de vida e de respeito com todas as espécies e recursos naturais do planeta.

+ Afroveganismo: o movimento vegano acessível que luta pela causa social e política
+ 7 produtos veganos incríveis para cuidar dos seus cabelos

Para tirar as principais dúvidas sobre à questão, Karen Mayer Lugão, communication support manager da marca essence cosmetics Brasil, em entrevista exclusiva à todateen, respondeu tudinho!

Vem conferir!

No que consiste um cosmético vegano?

Um produto vegano é quando não existe em sua composição nenhum ingrediente de origem animal e ele também não é testado em animal.

Quais são os critérios de certificação?

Para certificação de vegano basta que o produto e sua embalagem não tenham nenhum ingrediente de origem animal e nem derivados, como ovo, cera de abelha, seda ou lanolina (obtido da cera da lã de ovelha), entre outros.

Para certificação de cruelty free o produto não deve ser testado em animais, assim como os ingredientes utilizados nele e a empresa que o comercializa ou produz (se não forem a mesma) também não deverão fazer testes em animais.

Como funcionam os testes de cosméticos veganos?

Os testes podem ser realizados em tecidos artificiais, modelos de pele ou o cultivo de células em placas de petri.

Qual a importância dos cosméticos veganos quando falamos em sustentabilidade?

Produtos veganos possuem uma cadeia de produtividade menor, mais barata e reversível. Exemplo: utilizam menos água e todos insumos tendem a ser reaproveitadas

Qual a diferença entre cosmético vegano e cosmético orgânico?

Cosmético vegano não possui nenhum ingrediente de origem animal e não é testado em animais e já um cosmético orgânico é feito com ingredientes que não tiveram o uso de agrotóxicos e adubos químicos em seu cultivo. Um cosmético orgânico não necessariamente é vegano ou cruelty free.

O que é o selo cruelty free?

O selo cruelty free significa que não houve “crueldade animal” ou seja que o produto não foi testado em animal. Pode ser um produto vegano ou não.

Todo produto vegano é cruelty free?

Sim, porém nem todo produto cruelty free é vegano. Produto vegano é aquele que não é testado em animais e não possui ingredientes de origem animal em sua formulação. Já um produto cruelty free, significa que ele apenas não foi testado em animais.

Como ter certeza de que o produto é vegano e cruelty free?

Você pode acessar o site do PETA, da ONG Te Projeto entre outras ONGs de proteção animal, além de se orientar pelos selos nas embalagens dos produtos, ou quando não houver esse selo, ler a lista de ingredientes (para produtos veganos) ou pesquisar no site da marca e parceiros

Por que dar preferência aos produtos cruelty free?

Justamente por não fazerem mal aos bichinhos e terem sua eficácia comprovada sem nenhuma dor e sofrimento. Sendo beleza livre de crueldades.

Os produtos veganos são melhores para a pele?

Não necessariamente, um produto vegano significa que ele não tem ingredientes de origem animal. Um produto considerado clean beauty/natural, ou seja que possui pelo menos 95% dos ingredientes naturais, aí sim podemos dizer que são produtos melhores para a pele, com menos chances de causar uma alergia, por exemplo.

Onde encontrar produtos veganos no mercado?

Hoje em dia, felizmente é muito mais fácil encontrar itens veganos, tanto em perfumarias, sites de e-commerce ou mesmo em lojas de departamento.

Mais notícias para você

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza

Beleza

Conversamos com a influenciadora sobre as tendências polêmicas que viralizaram no TikTok

Beleza

Guia indispensável para montar sua necessaire de maquiagem com os produtos básicos que não podem faltar

Beleza

O lip tint se tornou um dos queridinhos quando o assunto é praticidade na maquiagem