Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dia dos Povos Indígenas: criadores de conteúdo ganham destaque no TikTok

Crédito: Instagram/@dicksontatuyo_oficial @cunhaporanga_oficial

Em 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e a data tem a finalidade de reafirmar os direitos humanos de diversas etnias indígenas. Com a popularização das redes sociais, a diversidade também tem marcado mais presença no mundo digital. No TikTok, criadores de conteúdo e comunidades indígenas ganham espaço com a produção de vídeos.

Um dos maiores exemplos de artistas indígenas que encontraram na plataforma um espaço para manifestar sua arte é o rapper, ator e poeta Xamã. Ele marcou mais de 2,2 milhões de vídeos com seu último sucesso, a música “Malvadão 3”. Ainda por cima, ele registra 960 mil seguidores e 4,4 milhões de curtidas em seu perfil oficial.

Mas ele não é o único, longe disso! Por isso, trouxemos uma seleção de artistas indígenas que produzem conteúdo para a rede social e você não pode deixar de acompanhar. Vem conferir!

Os irmãos Cunhã-poranga e Dickson Tatuyo

@dicksontatuyo_oficial

Resposta a @mariaamanda358 Não temos geladeira, mas temos uma freezer que gela e congela!kkkkk@cunhaporangaoficial #tiktokindígena #irmãostatuyos #guerreirotatuyo #picônotiktok ♬ som original – Dicksontatuyo_oficial

Indígenas da etnia Tatuyo, produzem conteúdos focados no dia a dia e nas curiosidades de sua cultura. Juntos, eles têm mais de 7 milhões de seguidores, além disso, respondem perguntas que os seguidores fazem e introduzem a cultura para a plataforma.

Kae Guajajara

https://www.tiktok.com/@kaeguajajara/video/7034576217596497157?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7043635103973770758

Indígena da etnia Guajajara, é fundadora do Coletivo Azuruhu. É cantora, compositora, atriz e autora. Usa seu TikTok para mensagens informativas com uma pitada de humor.

Mari Guajajara

https://www.tiktok.com/@mariguajajara/video/6935541531810073861?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7043635103973770758

Da mesma etnia que Kae, ela usa sua irreverência para transmitir mensagens informativas e de conscientização.

Cristian Wariu

Pertencente da etnia Fulni-ô, ensina e divide seus conhecimentos por meio de vídeos lúdicos, usando a plataforma para desmitificar ideias preconceituosas. Filho do presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, é muito ligado ao ativismo.

A importância da representatividade

O TikTok segue com o propósito de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os seus criadores. Por meio da hashtag #AgoraÉMinhaVez, a comunidade tem a chance de conhecer criadores e conteúdo sobre comunidades negra, PCD, LGBTQIA+, indígenas e mulheres. Além disso, ao longo do mês de abril, a aba descobrir do aplicativo dará destaque a vídeos sobre os povos indígenas.

Vale lembrar que a hashtag #IndigenasBrasil tem mais de 20 milhões de visualizações na plataforma, enquanto a #PovosIndigenas possui mais de 55 milhões.

Mais notícias para você

Moda

Te contamos tudo sobre a mais nova tendência de moda do TikTok

Entretenimento

Você provavelmente conhece o rostinho por trás da trend viral do TikTok

Curiosidades

A empresa ByteDance precisa vender o TikTok para alguma empresa do país ou ele será proibido no EUA

Comportamento

Te ajudamos a viralizar na rede social do momento com essas dicas