Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem

Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu
Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu - Foto: Shutterstock

O SiSU é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil e a escolha do curso pode ser determinante para o futuro dos candidatos. Com o uso da nota do Enem, a competição é acirrada, e estratégias são essenciais para garantir o sucesso na seleção. De acordo com o Inep, metade dos candidatos tem nota para 20% dos cursos do Sisu.  

“A edição do SiSU 2024 traz uma mudança significativa com apenas uma fase de inscrição para vagas no primeiro e segundo semestre. Antes de realizar a inscrição, é fundamental consultar os Termos de Adesão das universidades participantes, analisando cuidadosamente as notas de corte dos cursos desejados e a quantidade de vagas disponíveis”, explica o professor Paulo Jubilut, fundador da edtech Aprova Total.  

Durante o processo de inscrição, os estudantes têm a oportunidade de escolher até duas opções de curso, indicando a prioridade entre elas. O sistema classifica os candidatos com base em suas notas, considerando políticas de cotas. Uma novidade em 2024 é que todos os estudantes disputarão inicialmente as vagas na ampla concorrência, de acordo com a nova Lei de Cotas. Além disso, candidatos que se enquadram nas cotas também concorrerão simultaneamente em diferentes modalidades.

“O SiSU permite a escolha de até duas opções de curso. Embora seja possível se inscrever em apenas uma opção, é estratégico selecionar uma segunda alternativa, aumentando as chances de aprovação. Durante o período de inscrição, é permitido modificar essas escolhas, o que pode ser uma estratégia valiosa diante das atualizações das notas parciais” aponta Jubilut.  

São várias as possibilidades durante as inscrições. Por isso, uma análise atenta pode ajudar você a escolher um curso no SiSU da melhor forma. Vem que a gente te ajuda com a sua nota do Enem!

Reflita sobre seus objetivos 

Avalie paixões, interesses e habilidades, começando por um plano principal (plano A) e listando planos alternativos (B, C, D…). A reflexão profunda aumenta a probabilidade de satisfação com a escolha. 

Considere suas condições de vida 

Pondere fatores como localização geográfica, deslocamento, moradia e compromissos pessoais. Encontre o equilíbrio entre seus objetivos e a viabilidade prática. 

Pesquise o mercado de trabalho 

Investigar as tendências de emprego, carreiras e demanda por profissionais na área desejada é crucial para uma escolha informada. 

Compare a descrição do curso em cada instituição 

Analise currículo, metodologia e especializações oferecidas por diferentes universidades. Escolha aquela que melhor se alinha com seus interesses e objetivos de carreira. 

Analise notas de corte, pesos e listas de anos anteriores 

Avalie as dinâmicas de aprovação, considerando notas de corte, pesos das provas do Enem e histórico de listas de chamada. Seja realista sobre suas chances de aprovação. 

Acompanhe as notas de corte parciais 

Verificar diariamente as notas de corte parciais pode ser decisivo. A possibilidade de alterar escolhas durante o período de inscrição permite ajustes estratégicos.  

Mais notícias para você

Entretenimento

Expusemos as contas secretas das suas celebridades favoritas

Beleza

Te explicamos todos os detalhes da progressiva sem formol

Entretenimento

Empresária teria apoio total do namorado, que é a mais nova estrela de Hollywood

Entretenimento

Cantor estaria banido de comprar carros da marca por tempo indeterminado