Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem

Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu
Enem: confira 5 estratégias para escolher o curso no Sisu - Foto: Shutterstock

O SiSU é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil e a escolha do curso pode ser determinante para o futuro dos candidatos. Com o uso da nota do Enem, a competição é acirrada, e estratégias são essenciais para garantir o sucesso na seleção. De acordo com o Inep, metade dos candidatos tem nota para 20% dos cursos do Sisu.  

“A edição do SiSU 2024 traz uma mudança significativa com apenas uma fase de inscrição para vagas no primeiro e segundo semestre. Antes de realizar a inscrição, é fundamental consultar os Termos de Adesão das universidades participantes, analisando cuidadosamente as notas de corte dos cursos desejados e a quantidade de vagas disponíveis”, explica o professor Paulo Jubilut, fundador da edtech Aprova Total.  

Durante o processo de inscrição, os estudantes têm a oportunidade de escolher até duas opções de curso, indicando a prioridade entre elas. O sistema classifica os candidatos com base em suas notas, considerando políticas de cotas. Uma novidade em 2024 é que todos os estudantes disputarão inicialmente as vagas na ampla concorrência, de acordo com a nova Lei de Cotas. Além disso, candidatos que se enquadram nas cotas também concorrerão simultaneamente em diferentes modalidades.

“O SiSU permite a escolha de até duas opções de curso. Embora seja possível se inscrever em apenas uma opção, é estratégico selecionar uma segunda alternativa, aumentando as chances de aprovação. Durante o período de inscrição, é permitido modificar essas escolhas, o que pode ser uma estratégia valiosa diante das atualizações das notas parciais” aponta Jubilut.  

São várias as possibilidades durante as inscrições. Por isso, uma análise atenta pode ajudar você a escolher um curso no SiSU da melhor forma. Vem que a gente te ajuda com a sua nota do Enem!

Reflita sobre seus objetivos 

Avalie paixões, interesses e habilidades, começando por um plano principal (plano A) e listando planos alternativos (B, C, D…). A reflexão profunda aumenta a probabilidade de satisfação com a escolha. 

Considere suas condições de vida 

Pondere fatores como localização geográfica, deslocamento, moradia e compromissos pessoais. Encontre o equilíbrio entre seus objetivos e a viabilidade prática. 

Pesquise o mercado de trabalho 

Investigar as tendências de emprego, carreiras e demanda por profissionais na área desejada é crucial para uma escolha informada. 

Compare a descrição do curso em cada instituição 

Analise currículo, metodologia e especializações oferecidas por diferentes universidades. Escolha aquela que melhor se alinha com seus interesses e objetivos de carreira. 

Analise notas de corte, pesos e listas de anos anteriores 

Avalie as dinâmicas de aprovação, considerando notas de corte, pesos das provas do Enem e histórico de listas de chamada. Seja realista sobre suas chances de aprovação. 

Acompanhe as notas de corte parciais 

Verificar diariamente as notas de corte parciais pode ser decisivo. A possibilidade de alterar escolhas durante o período de inscrição permite ajustes estratégicos.  

Mais notícias para você

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Horóscopo

Veja seu horóscopo para esta sexta-feira (26/04)

Comportamento

Com essas dicas, sua roda de amigos irá aumentar!