Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

Exclusiva: Kate Stayman-London revela inspiração para seu novo livro, o aclamado “De Olho Nela”

Kate Stayman-London revela inspiração para seu novo livro, o aclamado "De Olho Nela"
Exclusiva: Kate Stayman-London revela inspiração para seu novo livro, o aclamado "De Olho Nela" (Divulgação/Reprodução)

Time, Marie Claire, NPR e Mashable: o livro de Kate Stayman-London, De Olho Nela, é considerado como uma das melhores obras do ano. A autora, que é super representativa, através da protagonista marcante Bea Schumacher – uma blogueira de moda plus size de sucesso – monta uma narrativa que consegue se comunicar diretamente com os millennials e todos que estão ativamente presente nas redes sociais.

Mais um aclamado YA own-voice – movimento literário que refere-se a trabalhos em que o autor e o protagonista compartilham de uma mesma identidade marginalizada – contando com a presença de tweets, roteiros e blogs de fofocas, em entrevista exclusiva à todateen, Kate conta tudo sobre seu processo criativo.

+ Talia Hibbert, autora de “Acorda pra vida, Chloe Brown”, fala sobre representatividade no gênero romance

Vem ver!

todateen: Kate, você também é uma roteirista! Você sempre pensou em escrever um livro?
Kate Stayman-London:
Sempre quis escrever um livro, mas não sabia se seria boa nisso! Quando eu estava fazendo pós-graduação em roteiro, um de meus colegas era a escritora Morgan Matson. Tornamo-nos amigas íntimas e ela realmente me incentivou a pensar em escrever um livro. Então conheci minha agente literária, Julia Masnik, e ela me ajudou a entender que tipo de livro eu gostaria de escrever. Eu definitivamente credito a essas duas mulheres por me estimularem a transformarem meu sonho de escrever um livro em realidade.

tt: Como foi a experiência de escrever “De Olho Nela”?
KSL:
Em alguns aspectos, é TÃO divertido e, em outros, TÃO difícil. Eu me diverti muito escrevendo todos os interesses amorosos e especialmente as sequências de viagens, mas também tive que cavar fundo para lidar com tópicos difíceis como a gordofobia e os corações partidos. Para mim, é tudo uma questão de equilíbrio: eu quero escrever sobre tópicos desafiadores, mas também quero contar piadas e ter minha escrita alegre e leve.

tt: De onde veio a inspiração para Bea Schumacher, a protagonista?
KSL:
Em 2017, eu estava assistindo ao final da temporada de The Bachelor, e pensei: “E se a estrela de um reality show romântico como este fosse gorda?”. Era uma pergunta tão simples, mas quanto mais eu pensava nisso, mais fascinado eu ficava. Na Bea, eu queria criar alguém que fosse corajoso o suficiente para enfrentar um desafio como aquele, mas também alguém para quem seria muito, muito difícil.

tt: Para você, qual a importância de trazer personagens com corpos reais para protagonizar comédias românticas?
KSL:
Acho que a inclusão é muito importante em todo tipo de história! Mas eu particularmente amo as comédias românticas, porque é uma oportunidade de abordar e falar sobre esse conceito de que as mulheres só têm valor se forem vistas como desejáveis ​​pelos homens. Então, para mim, essa história foi uma chance de analisar por que vemos apenas alguns corpos como “desejáveis”, bem como a ideia realmente idiota de que a desejabilidade é a coisa que mais importa em primeiro lugar! Todos nós temos muito a dizer e fazer e contribuir com nossas vidas – por que deveríamos pensar menos de nós mesmos por causa de algum conjunto arbitrário de padrões de beleza?

Exclusiva: Kate Stayman-London fala sobre seu livro "De Olho Nela", considerado uma das melhores obras do ano
Exclusiva: Kate Stayman-London fala sobre seu livro “De Olho Nela”, considerado uma das melhores obras do ano (Divulgação)

tt: A atmosfera que você traz para “De Olho Nela” é super criativa. De onde surgiu a ideia de ambientar em um reality show?
KSL:
Para mim, a “realidade” da TV é tão interessante porque combina o real com o roteiro. Por um lado, muito do que vemos é falso, mas, por outro lado, as pessoas realmente se apaixonam e encontram seus parceiros em programas como esse! Então, eu estava realmente interessada na ideia de como seria se apaixonar, o que é sempre tão assustador e vulnerável, com milhões de pessoas te observando e julgando cada movimento seu.

tt: “De Olho Nela” é um livro que não apenas celebra o amor próprio, mas também é um livro que está muito consciente do que a sociedade ainda pensa sobre pessoas plus size, especialmente mulheres. Qual é a sua maior intenção para as pessoas que vão ler seu livro?
KSL:
Espero que se sintam lindas, que sejam vistas e que entendam que merecem alegria e amor exatamente no corpo que tem. As pessoas – e especialmente as mulheres – gastam muito tempo, energia e dinheiro tentando ser magras, embora as pesquisas mostrem que 97% das dietas falham (e de fato podem causar mais danos do que benefícios para nossa saúde). Pense em quanta alegria poderíamos trazer para nossas próprias vidas e para as vidas das pessoas que amamos se simplesmente aceitarmos e amarmos nossos corpos como eles são, e gastar todo esse tempo e dinheiro em coisas que nos fazem felizes!

+ Entrevista: Ana Paula Cardoso compartilha experiência de comandar e-commerce pioneiro no nicho literário

tt: Qual foi a cena que você mais gostou de escrever?
KSL:
Eu realmente gostei de escrever a cena em que a produção de TV chega à casa de infância de Bea para conhecer sua família. Meu pai é o mais velho de quatro irmãos, então, quando nossa família se reúne, é muito barulhento e divertido. Grande parte do livro é muito romântico, então foi uma boa pausa para escrever uma grande cena familiar engraçada.

tt: E qual foi a cena mais desafiadora de escrever?
KSL:
Na verdade, mais tarde nessa mesma cena familiar, Bea confessa aos pais alguns de seus maiores medos sobre se apaixonar. Essa cena foi MUITO difícil, provavelmente escrevi dez versões diferentes dela antes de encontrarmos a certa.

tt: Você também torna o livro bastante relacionável, com mensagens de texto e todo o envolvimento do público com o programa e a opinião pública sobre o Bea. Como foi para você ilustrar as redes sociais (que sabemos que hoje em dia tende a ser um ambiente muito tóxico)?
KSL:
Eu amo livros com peças de mídia mista, então foi muito divertido para mim incluí-los! Passei muito da minha carreira escrevendo na internet para pessoas como Hillary Clinton, e tenho visto repetidamente como as pessoas podem ser tóxicas para mulheres poderosas aos olhos do público. Então, eu queria ser sincera sobre essa experiência, mas também queria me divertir com todas as diferentes vozes e comentários – para mostrar como o público pode ver alguém versus como essa pessoa realmente está nos bastidores.

tt: Quais são seus planos para o futuro? Você pode nos dar algum spoiler?
KSL:
No momento, estou muito ocupado escrevendo para o novo programa de TV iCarly que será lançado em junho! Eu sei que há muitos fãs de iCarly no Brasil, então estamos muito animados para todos vocês verem no que estamos trabalhando. Depois que isso for lançado, estarei trabalhando em vários outros projetos dos quais não posso contar ainda – mas se você seguir meu Instagram ou Twitter, você será o primeiro a saber. 😉

Muito obrigado por ler “De Olho Nela” e a todos que estão compartilhando postagens sobre ele nas redes sociais. Mal posso esperar até que seja seguro para eu visitar o Brasil para que eu possa conhecer alguns de vocês, leitores incríveis, pessoalmente!


Mais notícias para você

Entretenimento

Tom Blyth, ator que viveu o jovem vilão em prequel de "Jogos Vorazes", faz aniversário nesta sexta-feira (2)

Entretenimento

Confira títulos de livros nacionais para entrar no clima natalino

Comportamento

Aproveite o Halloween para fazer uma leitura horripilante

Entretenimento

Quer se afogar nos livros nessa época de romance? Nós te ajudamos!