Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

O esoterismo na moda: conheça a vesteterapia

O esoterismo na moda: conheça a vesteterapia
O esoterismo na moda: conheça a vesteterapia

Você já ouviu falar em vesteterapia? O termo não é muito conhecido e carrega particularidades bastante esotéricas (baseado em doutrinas filosóficas), mas se caracteriza como uma terapia alternativa na área da moda. Se você acredita que emanamos energia de acordo com o que vestimos, vai adorar saber mais sobre esse conceito!

De acordo com Luciana do Rocio Mallo, responsável por trazer o estudo da vesteterapia no Brasil, com essa terapia alternativa é “possível transformar o humor e até amenizar enfermidades através das roupas“. Conversamos mais com ela para saber sobre esse estilo de vida e com uma mulher super adepta a ele, vai que te inspira a começar?

explicando o conceito

Embora seja uma terapia pouco falada e conhecida ela não é tão nova quanto parece. Luciana conta que essa terapia mística é uma prática de dois mil anos atrás, que surgiu nas mulheres da Grécia Antiga, em um lugar chamado gineceu, onde ficavam mães, filhas, avós. Elas perceberam que poderiam manifestar os sentimentos através do que vestiam e começaram a investir no estudo, que se perpetuou até os dias de hoje.

Luciana enfatiza que é importante entender, antes de tudo, que essa terapia através da moda não é algo comprovado cientificamente, sendo mais uma filosofia de vida.

É bom destacar que a vesteterapia está mais perto do esoterismo e da semiótica do que da ciência. Para os povos antigos as roupas com misturas coloridas, conforme os deuses, poderiam barrar algumas doenças. Isto não significa que as roupas coloridas sejam capazes de barrar doenças na realidade. Mas naquela época acreditavam nisto devido ao culto aos deuses . Era uma superstição. Conforme a ciência, roupas coloridas não barram doença nenhuma. Mas para a psicologia roupas coloridas tem o poder de animar a pessoa. E é nisso que acreditamos“.

mudança no comportamento e amenização de doenças

A estudiosa explica que cada vez mais fica nítido o impacto que usar certos tipos, estampas e cores de vestuário tem na vida das pessoas. Pode parecer besteira, mas as roupas podem dizer muito sobre sua situação atual e até mudar comportamentos e ajudar em doenças.

Quando uma pessoa está com Depressão e veste roupas coloridas, ela se torna mais alegre e isto fica nítido. Outro exemplo é quando uma pessoa brincalhona veste uma roupa escura e com traços sérios, ela fica mais comportada. Porém estas variações de comportamento estão no inconsciente e foram provocadas de uma certa maneira pelos tipos de roupas. Já foi provado que roupas amarelas abrem o apetite e vermelhas trazem energia e aumentam a sede, por exemplo“, conta Luciana.

acessórios inclusos nessa!

E não só peças de roupa podem ter impacto no nosso humor e doenças. Luciana apresentou o exemplo das toucas de inverno. Existem vários tipos no mercado e cada um diz muito sobre uma pessoa, e por vezes ela pode nem perceber a impressão que passa. Alguns exemplos disso são:

Touca de lã com pompom em cima: é sinal de que a pessoa é brincalhona e descontraída.

Touca estilo boina de pintor francês: significa que sua dona é criativa, sensível e exigente.

Gorro com orelhas de personagens: a pessoa é sonhadora, esperançosa e com bom coração.

Touca com cachecol embutido: quer dizer que a moça é prática, ágil e inteligente.

Gorro estilo anos vinte com flores costuradas do lado: a mulher é romântica, delicada e gosta de ajudar o próximo.

Boné de lã: usado por pessoas guerreiras, esforçadas e trabalhadoras.

Touca Inca Peruana: a criatura gosta de viajar, curte aventuras e enfrenta seus medos de frente.

Outro excelente exemplo que vem de tempos é o leque, que foi utilizado como linguagem secreta entre os jovens numa sociedade moralista no passado. Por exemplo: se a dama abrisse o leque junto com um sorriso era sinal que ela era solteira e aceitava encontros. Mas se ela fizesse cara triste e o leque permanecesse fechado significava que ela era comprometida“. Mais um indício da linguagem da moda.

a fama das estampas tie dye

Algo curioso e completamente explicado pela vesteterapia é a fama das estampas tie dye em 2020. De acordo com Luciana, tem tudo a ver com a pandemia que estamos vivendo esse ano.

Nas sociedades antigas, há 2000 anos atrás, quando uma enfermidade atingia uma aldeia, as pessoas vestiam roupas coloridas. Pois segundo a tradição de alguns deuses, as peças coloridas tinham o poder de expulsar as doenças com as mistura de suas cores. Essa moda surgiu do inconsciente das pessoas, que quiseram colocar para fora todo o transtorno e frustração sentidos esse ano”.

aderi e aprovei!

Mari Cruz, apresentadora e diretora de rádio, contou que aderiu à terapia há dois anos e vem entendendo mais sobre si mesma e como usar a moda a seu favor.

A maneira como eu enxergava a moda muito muito, como se as pessoas falassem algo através da roupa, das suas cores, então agora antes de comprar alguma roupa observo se ela realmente tem algo a ver comigo”, conta.

Ela disse que sentiu impacto até em áreas da moda pouco exploradas por ela, abrindo leque para muitas outras possibilidades.

Eu não gostava de roupas muito coloridas porém estudando a vesteterapia eu descobri que as roupas multicores, conforme os antigos, cujo o nome hoje é tie dye, têm o poder de barrar as doenças e os vírus, então passei a usar e gostar“.

como começo?

Mari ainda dá dicas para quem se interessou e, assim como ela, quer começar com essa terapia sobre a moda:

As dicas que eu dou as pessoas é leiam bastante sobre o assunto, procurem na internet tem vários artigos a respeito, e tenha certeza que depois que você estudar sobre vesteterapia  você vai olhar as roupas com outros olhos e as pessoas que estão usando também”.

Luciana também indica ler sobre todos os efeitos que essa moda esotérica têm e mergulhar de cabeça, seguindo sua intuição e gostos já existentes. Sempre que comprar uma peça, a especialista indica analisar a estampa, cores, modelos e por fim, a impressão que passará para si mesma, e a quem te observar. É legal sempre estar em contato com psicólogos e especialistas no assunto para entender como essa terapia pode se aplicar a você em todos os aspectos da vida.

Mais notícias para você

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante conta quais serão os tons que farão sucesso no outono e dá dicas de como usar

Moda

Grupo se apresenta em São Paulo no dia 16 de abril

Moda

Te contamos tudo sobre a mais nova tendência de moda do TikTok