Fale conosco

O que vc está procurando?

Cinema e TV

Harry Potter e a Pedra Filosofal: relembre fatos curiosos dos bastidores

Descubra os segredos do primeiro filme do Universo mágico Harry Potter

Harry Potter e a Pedra Filosofal: relembre fatos curiosos dos bastidores do filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal: relembre fatos curiosos dos bastidores do filme - Foto: Pinterest

Mesmo após 22 anos de estreia, Harry Potter é uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema. Em 2001, os criadores desse universo mágico precisaram ser muito criativos para garantir o sucesso do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Descubra e relembre os fatos curiosos e segredos dos bastidores desse filme.

Começo pelo fim

É comum em muitas produções cinematográficas realizar as gravações fora de ordem e em Harry Potter não foi diferente. Porém, o que muita gente não sabe é que, no primeiro filme, a primeira cena gravada foi a última: a despedida de Hagrid na plataforma do Expresso de Hogwarts. 

Os dentes de Hermione

No livro, a personagem possui os dentes projetados para frente. Por conta disso, a caracterização inicial de Hermione contava com uma prótese dentária. Após algumas gravações, o diretor percebeu que os efeitos na tela não valiam o esforço e retirou o item. No entanto, era fora de cogitação refazer as cenas na época, devido ao alto custo. Por isso, a produção precisou utilizar efeitos visuais para deixar Hermione com seus dentes naturais nas gravações já feitas.

Cenário de Hogwarts

JK Rowling fez um esboço de um mapa com a disposição dos ambientes em Hogwarts para a pré-produção do filme. A partir daí, a produção organizou a construção de cenários como a floresta proibida, o castelo, o campo de quadribol, o lago negro e Hogsmeade.

No entanto, o orçamento inicial era curto e algumas construções tiveram que ser canceladas. Dessa forma, algumas gravações aconteceram em locais semelhantes, como o Castelo de Alnwick, a Universidade de Oxford e a Catedral de Durham.

Mesma cena, vários ângulos

De início, o diretor teve muita dificuldade com os pequenos atores. Isso porque a maioria deles estava em seu primeiro trabalho no cinema. Na gravação do primeiro voo em vassoura, grande parte do elenco ficou parado assim que a produção disse “ação”.

Para melhor a qualidade das imagens, devido a inexperiência do elenco e a distração das crianças, o diretor Chris Columbus passou a gravar a mesma cena de vários ângulos diferentes, com o auxílio de três câmeras.

Temido roteiro

A produção do roteiro foi um grande problema antes do início das gravações. Isso porque era um grande desafio transformar a história original em um roteiro conciso. Por isso, a produção do filme enviou o livro para alguns roteiristas, no intuito de despertar interesse na produção do roteiro. Porém, vários recusaram a missão. Por fim, a escrita do roteiro ficou nas mãos de Steve Kloves, com auxílio de JK Rowling e Chris Columbus.

Mais notícias para você

Entretenimento

E se eu te falar que já sabemos as celebridades que não vão aparecer no Met Gala?

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita