Fale conosco

O que vc está procurando?

Moda

Inspire-se no estilo clássico e elegante das estampas xadrez

Crédito: Instagram/@danakovalski @alicequecria

Clássico e elegante, o xadrez é uma tendência que nunca morre. Com fácil combinação e extremamente versátil, a estampa consegue marcar presença em ocasiões distintas, valendo para um dia de trabalho ou para um encontro entre amigas. Adicionar uma peça xadrez já transforma o look por inteiro!

Voltando um pouco a história, o uso da estampa se iniciou na Europa pelo povo Celta, que tecia a lã para compor as figuras geométricas. O padrão do xadrez “tartan” se popularizou a partir do século XVII, se difundindo na região da escócia, onde se tornou um símbolo de lealdade nacional, adornando os Kilts (aquela saia escocesa utilizada por homens e meninos, sabe?)

Como a origem da estampa é muito antiga, diversas variações foram criadas ao longo dos anos. Confira algumas:

Crédito: Shutterstock
  1. Burberry: Grife Britânica que em 1924 patenteou sua padronagem de xadrez 
  2. Tartã ou Tartan: Padronagem que surgiu na Escócia, típica das saias kilts dos escoceses.
  3. Madras: Padronagem da Índia, possui um aspecto mais “delicado” 
  4. Argyle: Padronagem com uma forma diferenciada, tem o formato em losango. Muito usado em coletes e cardigans. 
  5. Vichy: Padronagem em quadriculados, bombou nas décadas de 1950 e 1960 com variações de cores no preto e branco ou vermelho e branco, retro e bem delicado compõe looks descontraídos e românticos. 
  6. Glen Plaid ou príncipe de Gales: Popularizada pelo Duque de Windsor, padronagem de alfaiataria, muito usado no vestuário masculino com o tempo acabou ganhando espaço no guarda roupa feminino.
  7. Buffalo Check: Padronagem pesada com tons vermelho e preto. Muito utilizado no inverno e geralmente usado em tecido como flanela. 

Aqui no Brasil, a padronagem é muito marcada na época da festa junina, sendo vista como uma estampa rural, mas isso não barrou a popularidade. A gente consegue perceber como a tendência se mantém presente em novas coleções de roupas, bolsas e acessórios. Já alertamos: o xadrez não tem data para cair no esquecimento. 

Quem afirma isso é o style Gustavo Barreto. Em entrevista para a TodaTeen, ele conta como a tendência se renova, ganhando novas formas e estilos de composições a cada ano no mundo da moda. “A padronagem é atemporal e veio para ficar, mas sempre recebe novos detalhes, que se misturam com outros desenhos ou se tornam mais minimalistas e certamente sempre terão lugar no pódio da elegância”, conta ele.

Crédito: Instagram/@alicequecria @miguuo @cansaldi

Dentre uma margem infinita de possibilidades, Gustavo também recomenda o uso de conjuntos tradicionais para compor o look. “As cores neutras como branco e preto são mais fáceis de combinar, e podem ser utilizadas até com tons vibrantes como o vermelho, rosa e azul”, comenta.

Crédito: Instagram/@amandahonel @vifernann @hillarymedeiross

O style também alerda: na hora da combinação, pense na cor e cuidado com as proporções do corpo! Mesclar peças básicas com o xadrez é uma ótima dica para quem está começando a ousar no guarda-roupa. Mas misturar outras estampas pode criar looks diferentes e fashionistas como geométricos e listrados. Outra regra clássica é que o xadrez cai muito bem com o couro, tornando um visual mais rock’n roll.

Crédito: Instagram/@nahleaoo @soeirojuliana @mandyrglss

“Se a ocasião exigir um visual mais chique, aposte no maxi colar para compor o look. Enfim, a padronagem xadrez traz um grande leque de opções e composições para o seu dia a dia, ou até mesmo em eventos mais elegantes. A estampa cria looks que caem bem, tanto no inverno como no verão, use e abuse! Principalmente dos blazers com as calças de alfaiataria, que podem ser substituídas por shorts para as meninas, aperfeiçoam o look trazendo versatilidade e modernidade”, recomenda.

Vamos apostar nessa tendência?

Mais notícias para você

Moda

Vamos ser sinceras, uma tendência que nunca morre é a camisa xadrez no look. Seja usando como casaco, amarrada na cintura, pendurada no ombro…...

Moda

Dentre várias tendências que ficaram em alta nos últimos tempos, aquela que traz uma vibe “garota do campo” ganhou destaque. Conhecida como “cottagecore”, a...

Moda

Depois da febre do tie-dye em 2020, a estampa queridinha da vez é a vichy – esta padronagem xadrez, com espaçamentos grandes ou pequenos,...

Moda

Você quer phyneza, @? Se inspire nos looks com essa estampa bapho!