Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Nossos cabelos caem mais no outono e nós te contamos o por quê

Crédito: Instagram/@adutakech

O outono chegou e, muito além das folhas que caem no quintal, os fios de cabelo também vão se despedindo, viu? Ainda que queda aconteça diariamente, nessa época do ano a tendência, que carrega o nome de eflúvio sazonal ou queda capilar sazonal, se intensifica.

Em conversa com a todateen, a dermatologista e tricologista Renata Vasconcellos, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, para entender o processo, é necessário resgatar um pouquinho do ciclo capilar.

“Nosso cabelo tem três fases: crescimento, repouso e queda. A primeira é a fase anágena, que consiste no crescimento capilar e pode durar um período médio de dois a sete anos, dependendo da genética individual. Essa fase vai determinar a espessura e comprimento de cada fio. Em seguida, temos a fase catágena, que é o período de regressão, quando o cabelo começa a morrer, e dura de duas a três semanas. Na fase telógena, que dura aproximadamente três meses, o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno”, conta.

“No ser humano, cada cabelo está em fase independente dos demais – é o crescimento em mosaico. Se todos os cabelos estivessem em fases sincronizadas, a cada novo ciclo de crescimento formaria uma alopecia total como acontece em alguns mamíferos. Na fase anágena, temos de 80 a 90% de fios e na telógena temos de 10 a 20%, sendo que 60 a 100 fios de cabelos podem cair diariamente sem que isso represente qualquer doença”, continua.

Explicado isso, a pergunta que não quer calar: e por qual motivo essa queda acontece? Bom, segundo a especialista, o motivo de haver maior sincronização da fase de queda durante o outono ainda não é totalmente conhecido. Acredita-se que tenha relação com a radiação solar, produção de melatonina e até mesmo com a evolução dos seres vivos – que tendem a perder pelos e folhas para novos cresçam, mais fortes e mais preparados para o inverno.

E será que existe algum cuidado especial que devemos ter? A resposta é sim. Renata conta que o cabelo deve ser lavado com frequência no outono. “O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes na semana, intercalando os dias. Usar a água com uma temperatura mais amena também ajuda na queda, já que a água quente deixa os fios mais ressecados e o couro cabeludo mais oleoso. Uma forma de blindar os fios e proteger contra temperaturas mais altas é fazer umectação uma hora antes de lavar os cabelos, usando o óleo de rícino e o óleo de coco, o que ajuda a não agredir. Também é recomendado não dormir com o cabelo molhado, pois aumenta a chance proliferação de fungos, caspa, além de quebra dos fios”, alerta.

Alerta de dica

Se cabelo forte é sinônimo de raiz bem cuidada, é ideal apostar em soluções que tragam boa limpeza dos fios, certo? Um truque super válido é vinagre de maça que, como explica a médica, tem propriedades antifúngicas e bactericidas, ajudando no controle da oleosidade.

“Pode ser aplicado como algodão ou misturado no shampoo, nos fios ajuda a selar as cutículas, tornando-as mais protegidas contra a poluição e com mais brilho, também pode ser usado no condicionador ou após”, finaliza.

Anotou as dicas? Agora é só seguir as orientações e seguir com o cabelito bem lindão nesse outono, amiga!

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante conta quais serão os tons que farão sucesso no outono e dá dicas de como usar

Beleza

Especialista lista dicas para manter essas madeixas saudáveis