Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

O uso excessivo de produtos para o cabelo: entenda o problema da hidrofobia capilar

Crédito: Shutterstock

Esse texto vai especialmente para as amantes de hidratação no cabelo. Afinal, fazer haircare é bom demais, né? Separar um tempinho do seu dia e apostar na sua máscara capilar favorita é ótimo para dar aquela renovada. A única coisa para se atentar é que, assim como muita coisa na vida, o excesso é inimigo da perfeição.

Se exagerar, até cuidar dos cabelos pode fazer mal. O hair stylist Luigi Moretto, explica que o uso excessivo de produtos no cabelo pode causar a chamada hidrofobia capilar. O problema consiste em uma patologia que se aloja na haste dos fios, com a quantidade de produtos causando um congestionamento nos poros do cabelo.

Quais são as causas do problema?

“Pode acontecer de duas maneiras: na falta de higienização adequada dos fios e quando há acúmulo de resíduos no couro cabeludo. A segunda é a mais frequente, e acontece porque a maioria dos cosméticos capilares contam com ingredientes petroderivados — como parafina líquida, silicones, petrolatos e fragrância sintéticas — que, apesar de desenvolverem funções específicas nos fios, também podem se tornar agressivos para o cabelo quando usados em grande quantidade”, revela.

O excesso de produtos cria uma espécie de capa em volta da haste capilar. Dessa forma, nenhum ativo e nem mesmo a água, consegue penetrar no cabelo, comprometendo a saúde dos fios.

Como identificar?

O principal indício de que um cabelo está sofrendo com a hidrofobia capilar é quando há dificuldade para que a água e outros nutrientes sejam absorvidos pelo fio. “Outros sinais como opacidade, quebra, rigidez e falta de forma nos fios também podem estar indicando que a saúde a beleza dos fios podem estar comprometidas”, diz.

Afinal, existe tratamento?

Para solucionar, uma boa lavagem com um shampoo antirresíduos (também chamado de shampoo detox) consegue atingir uma limpeza profunda nos fios, eliminando todos os resíduos acumulados no couro cabeludo. Por outro lado, o mais importante é evitar essa sobrecarga capilar seguindo um cronograma de cuidados individuais.

“Os fios precisam de cuidados e de produtos sim, mas na quantidade ideal. Mesmo que uma lavagem usando esses shampoos a cada 15 dias façam um detox capilar eficiente, apenas essa medida pode não ser suficiente, é preciso não deixar chegar neste ponto”, finaliza.

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva