Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Sarah Fonseca reforça a importância das tranças para meninas e mulheres negras: “é história e força!”

Crédito: Divulgação

Quem ama acompanhar os nomezitos que brilham nas redes sociais com conteúdos de moda, beleza e potência negra, provavelmente conhece Sarah Fonseca.

Aos 28 anos, a influenciadora digital, apresentadora e modelo irá cair na folia carioca debutando pela Beija-Flor, agremiação que integra o grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Embalada pelo enredo “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor”, que aborda a história de luta contra o racismo no Brasil e no mundo, Sarah vem em uma ala com diversas inspirações e não mediu esforços para entregar tudo – e mais um pouco – no quesito visual.

À todateen, ela conta a importância das tranças para cultura e movimento negro e, principalmente, para a autoestima de meninas e mulheres negras. “A trança faz parte da nossa história, já foi utilizada como mapa, rotas de fuga e para esconder grãos. É um símbolo muito bonito de força para mim”, explica.

Crédito: Divulgação

“E, além disso, já trouxe muita autoestima para mulheres negras, principalmente as que passaram por transição. É uma forma de mudar o cabelo e se sentir bonita. É representatividade. É história. É força. Essa trança que estou fazendo tem um significado especial porque é colorida. Eu quero trazer sorriso depois do último episódio de racismo e vários outros que me aconteceram. Tudo que eu mais quero é SORRIR e desfilar na história que faz parte de quem sou. Quero uma explosão de cores e força!”, complementa.

O penteado também chega com um significado duplamente especial, representando força e muita resistência, afinal, vale lembrar que em março, Sarah foi vítima de racismo em uma padaria em Ipanema, Zona Sul do Rio.

Na ocasião, a ex-participante do “De Férias com o Ex”, contou que foi ao local para falar com o namorado, mas que, após dizer a primeira frase, o segurança a abordou achando que ela estaria pedindo dinheiro.

“Eu não consigo descrever a humilhação que senti sendo tratada assim na frente de todos que estavam lá, inclusive o meu namorado, a mãe e o marido. Foi tudo na frente deles! E olha que já fui cliente aqui, nunca mais piso nesse lugar”, disse na época.

Em nota, o estabelecimento justificou dizendo que o segurança é contrato pela associação de lojistas da rua e que já havia entrado em contato com a organização “para que as medidas necessárias fossem tomadas o quanto antes”.

Representatividade de milhões

“Sarah também fez questão de relembrar sua relação com as tranças. Uso há alguns anos, não por transição porque nunca fiz, mas porque adoro mudar o cabelo. Eu fico me sentindo maravilhosa a cada trança nova que experimento. E é muito bom o sentimento de usar algo que faz parte de quem sou”, finaliza.

Mais notícias para você

Entretenimento

Banda se apresenta nesta sexta-feira (22) no festival

Beleza

Conversamos com a influenciadora sobre as tendências polêmicas que viralizaram no TikTok

Entretenimento

Todateen conversou com a atriz que interpretou Tina em "As Five", que chega ao fim após três temporadas

Entretenimento

Conversamos com a autora de "E foi assim que tudo mudou" para entender como funciona o lançamento de um livro