Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Síndrome do Ovário Policístico: você sabe o que é?

Ela afeta a menstruação, provoca espinhas e outros problemas. Vem saber!

Síndrome do Ovário Policístico: entenda o que é
Foto: Shutterstock

O nome é complicado, mas o assunto é supersério. Se você ainda não ouviu falar sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), saiba que ela atinge a maioria das mulheres, sendo que entre 3% e 8% são adolescentes, segundo o ginecologista e obstetra Sérgio dos Passos Ramos. Vamos entender melhor sobre o assunto!

Resultado de imagem para gif curiosa

Entenda melhor sobre a Síndrome do Ovário Policístico

Quais os sintomas?

O principal sintoma da Síndrome do Ovário Policístico é a irregularidade na ovulação ou nos ciclos menstruais. Além disso, fique atenta ao surgimento de espinhas e aumento de pelos. A obesidade também é um dos sintomas em algumas garotas. Ramos explica que o nome “ovário policístico” é devido ao aparecimento de pequenos cistos nos ovários, visíveis no exame de ultra-som.

Sem neura!

Tá, a doença tem nome esquisito, mexe com seu corpo, sua pele e tudo mais, mas não precisa arrancar os cabelos. Se percebeu os sintomas, procure seu ginecologista, que ele vai dar todas as orientações, te examinar e se ela for confirmada, não se preocupe, afinal, a SOP tem tratamento.

Resultado de imagem para gif relief girl

O dr. Sérgio explica que um método eficaz é o uso de pílulas anticoncepcionais. “Existem pílulas onde o componente utilizado é mais ou menos antiandrogênico (androgênios são hormônios masculinos) para aliviar a acne e diminuir a quantidade de pelos” afirma.

Fique esperta!

Para ser classificada como Síndrome do Ovário Policístico, é preciso que haja dois ou três sintomas combinados, como o aumento do volume dos ovários, sinais comprovados de falta de ovulação crônica, acne em excesso e aumento de pelos.

Apenas o ultra-som, sem que os sintomas acima estejam claramente definidos, não revela se a menina tem ovários policísticos. “Na minha clínica, recebo centenas de adolescentes que estão sendo tratadas, mas não têm a síndrome. Quando ela existe de fato, deve ser combatida”, aponta o médico.

De olho no seu prato!

Você já deve ter ouvido falar dos males que a má alimentação pode causar, né? Pois no caso dos ovários policísticos, comer bem pode ser um excelente tratamento, como explica a nutricionista funcional Daniela Jobst. Sabe aquelas tentações que você adora? Evite!

Resultado de imagem para gif girl eating

O ideal para evitar a Síndrome do Ovário Policístico é comer pouca gordura saturada, muita fibra e alimentos antioxidantes (frutas, verduras e legumes, principalmente). “Uma das maneiras para controlar a doença é ter uma alimentação balanceada”, afirma Daniela. Bora praticar?

Entendeu direitinho o que é a Síndrome do Ovário Policístico? Então agora aproveite para conferir algumas dicas mega importantes de ginecologistas sobre o seu corpo:

Texto: Paula Brait / Edição: Giovanna Castro

Mais notícias para você