Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

True Crime: 6 produções sobre crimes reais para você maratonar

True Crime: 6 produções sobre crimes reais para você maratonar
True Crime: 6 produções sobre crimes reais para você maratonar (Divulgação)

Bem popular nos Estados Unidos, gênero true crime – isto é, produções que são baseadas em crimes que aconteceram de verdade – anda conquistando fãs brasileiros e vem crescendo consideravelmente por aqui.

Vale lembrar que as coberturas midiáticas contribuem para a criação desse arrebatamento coletivo, no entanto, pesquisadores como a socióloga Julie Weist, professora na West Chester University, apontam que existe uma tendência psicológica que atrai as pessoas e faz com que elas tratem tais criminosos como uma espécie de “celebridade“, ou seja, como algo que é importante e relevante para o interesse público.

Abaixo, a todateen separou as seis melhores séries sobre crimes reais – entre documentários e dramatizações – lançadas nas principais plataformas de streaming e disponíveis no Brasil.

Confira!

Jeffrey Epstein: Poder e Perversão – Netflix

Antes de sua prisão em 2019, o misterioso magnata Jeffrey Epstein foi acusado de abusar de mulheres e meninas menores de idade por décadas, montando uma rede de facilitadores para ajudar a realizar e encobrir seus crimes. Epstein veio de origens humildes, mas conseguiu mentir e manipular seu caminho rumo ao topo do mundo financeiro. Ele finalmente ganhou uma tremenda riqueza e poder enquanto dirigia um círculo internacional de tráfico sexual.

O abusador sexual em série fez um acordo secreto com o governo em 2008, evitando uma possível sentença de prisão perpétua e continuou a abusar de mulheres. Com suas assustadoras contas em primeira mão, os acusadores de Epstein são as vozes principais na documentação em quatro partes da diretora Lisa Bryant, Jeffrey Epstein: Poder e Perversão. Ao revelar suas cicatrizes emocionais, algumas pela primeira vez, a irmandade de sobreviventes pretende impedir que predadores — e o sistema de justiça americano — consigam silenciar a próxima geração.

O Caso Evandro – Globoplay

A série conta tudo o que aconteceu sobre o desaparecimento e a morte de Evandro Ramos Caetano, aos 6 anos, em Guaratuba, no Paraná. O corpo do menino foi encontrado em um matagal sem alguns órgãos e com as mãos e os pés cortados. Três meses depois, sete pessoas foram presas e confessaram o crime brutal, afirmando que usaram o menino em um ritual macabro, motivo pelo qual o caso passou a ser chamado de “O Caso das Bruxas de Guaratuba”. Diversas teorias sobre o caso Evandro foram sendo criadas ao longo dos anos.

The Keepers – Netflix

The Keepers conta, em sete capítulos, o assassinato não solucionado de uma freira de Baltimore e os segredos que perduram por quase cinco décadas após a sua morte.

A série começa retratando a história da irmã Cathy Cesnik, uma freira e professora muito querida por todos que desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo foi encontrado cerca de dois meses depois, mas seu assassinato continua sem solução até hoje. O caso retornou às manchetes nos anos 90, quando uma das ex-alunas da irmã Cathy, cujo nome nunca foi divulgado, decidiu revelar os terríveis abusos sexuais que sofreu nas mãos do capelão da escola.

A mulher conta que foi levada ao local onde estava o corpo da irmã Cathy e ouviu a seguinte frase: “Veja o que acontece quando você fala mal das pessoas”. Apesar disso e das declarações de outras vítimas e testemunhas de abuso, ninguém foi processado e a história é praticamente desconhecida fora de Baltimore.

O Caso Gabriel Fernandez – Netflix

Dividido em seis partes, esse documentário fala sobre o caso do menino Gabriel Fernandez, de 8 anos, que teve uma morte horrível, fruto do abuso prolongado pela mãe e pelo namorado dela. Sua morte, em 2013, fez surgir um movimento em busca de justiça em Los Angeles. A série revela bastidores do julgamento e investiga os sistemas públicos que fracassaram na missão de proteger Gabriel, a despeito de múltiplos relatos e sinais de alerta.

Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online – Netflix

A série fala sobre uma figura misteriosa com um capuz verde-escuro que mata dois gatinhos e publica o vídeo na internet. A web vai à loucura, e um grupo de detetives amadores online se reúne para encontrá-lo.

Em um jogo perigoso de gato e rato, cada clique incentiva o agressor a postar vídeos ainda mais perturbadores, até publicar o vídeo derradeiro. Desta vez, a vítima é humana. Dos produtores de ‘O Impostor’ e ‘Silk Road’, a série documental traz história verdadeira e apavorante de um assassino tão consumido pela busca da fama, que quebra a primeira regra da internet: DON’T F**K WITH CATS.

Olhos Que Condenam – Netflix

Baseada em uma história real que chocou os Estados Unidos, ‘Olhos que Condenam’ apresenta o caso dos cinco adolescentes negros e latinos conhecidos como os “Cinco do Central Park”, que foram condenados por um estupro que não cometeram.

Com início em 1989, quando o quinteto foi interrogado pela primeira vez, os episódios cobrem 25 anos do caso, com destaque à exoneração deles em 2002 e ao acordo firmado com a cidade de Nova York em 2014.

E aí, qual você vai maratonar primeiro?

Mais notícias para você

Entretenimento

Viemos te relembrar das séries da Netflix que ganharão novos episódios em breve

Entretenimento

Você é do tipo de pessoa que, quando gosta de uma série, vira madrugada, mas assiste todos os episódios? Separamos então, algumas séries que descobrimos...

Streaming

De Friends a The Big Bang Theory, episódios de Natal de séries que com certeza você já assistiu e ama para relembrar

Entretenimento

Separamos cinco produções no estilo "whodunnit" para você!