Saber organizar as suas postagens no Instagram pode ser um grande diferencial nas redes sociais, sabia? E não é pra menos, já que isso deixa o seu perfil super lindo e personalizado. Tem quem ame ou quem não se importe, mas não podemos negar: que dá um charme, dá!
O legal é que você pode usar toda a sua criatividade para criar um estilo só seu: uma paleta de cores redondinha, fotos mais naturais ou incrivelmente editadas e até segmentar os tipos de posts.
Pega algumas das nossas diquinhas!
JPEG ou Raw?
O formato das fotos é super importante se você é uma pessoa que preza pela qualidade de seus posts. Isso porque JPEG é mais complicado de editar e muitas vezes, deixa a imagem com um aspecto inferior a uma tratada em Raw. Em português, Raw significa “cru”, ou seja, a fotografia é totalmente livre de qualquer edição e preparo. Dessa forma, é bem melhor para tratar! Infelizmente, nos smartphones só é possível fotografar em JPEG, enquanto nas câmeras fotográficas você terá as duas opções… Mas isso não significa que seja ruim, tá?
Opte pelo mesmo filtro ou tratamento de imagem
Esta é uma das dicas principais para quem quer ter um feed todo organizadinho no Instagram. Escolha sempre os mesmos filtros ou trate suas imagens manualmente. O motivo? Assim, elas ficam sempre com a coloração parecida e combinem quando estiverem em conjunto com seus outros posts.
Se joga nos aplicativos
O VSCO Cam e o Lightroom são ótimos aplicativos para você editar seus posts. O primeiro é mais simples, com filtros prontos, opções de ajustes manuais e compras dentro do app. Além dos efeitos gratuitos, o VSCO também oferece uma gama enorme de aplicativos que podem ser adquiridos através de um plano mensal. Também tem o UNUM, criado para que você possa testar como ficará sua foto no feed assim que for postada. Nele, você pode diagramar as imagens e definir a ordem dos posts da maneira como preferir.
A paleta é tudo!
Sempre que for fotografar, opte por ambientes que combinem com a proposta do seu feed. Suponhamos que nele você só poste fotos em tons pastel, e então um dia você escolha fazer um clique cheio de estampas neon – provavelmente esse post irá destoar de todos os outros e estragar a estética do seu perfil. Fica a dica!
Opte pelo mesmo recorte nas imagens
Se você costuma fazer posts com bordas brancas ou sem borda alguma, talvez uma foto com margens vermelhas também não irá ornar com a estética do seu perfil. Então, é mais legal seguir sempre um mesmo padrão nesse quesito.
Corre pro Pinterest
O Pinterest é sim um dos melhores lugares para encontrar inspirações para os seus posts. Por lá você acha de tudo! Se quiser uma inspiração de fotos tomando um milk-shake ou até exibindo o look do dia, você com certeza vai encontrar. É bem comum que as pessoas passem horas imersas no mundo maravilhoso que o Pinterest nos proporciona, então se joga!
Seja criteriosa
Seja um pouco criteriosa com o que irá postar no Instagram, pois algo que destoe demais do que o que é de costume, pode gerar uma bagunça no seu feed. Se todas as suas publicações são urbanas e externas, por exemplo, uma foto chapada em estúdio pode ser um exemplo do que irá gerar discrepância no seu perfil.
Diagrame!
Assim como muitas marcas, há personalidades da internet que adoram diagramar as imagens, isto é, cortar uma única foto em várias partes para que, em conjunto, formem a foto inteira no feed. Fica bem estiloso e autêntico, mas, por outro lado, ao publicar qualquer outra coisa em seguida, esses posts diagramados irão se dispersar no feed e deixarão de se completar.
Quer saber mais? Te damos mais algumas dicas e te ensinamos direitinho no vídeo abaixo! E aí, partiu #Instagram?