Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem: como fazer a introdução perfeita na redação?

Conversamos com a professora de redação Andréa Santana para te ajudar a garantir o 1000 no Enem

Enem: 5 dicas para fazer a introdução perfeita na redação
Enem: 5 dicas para fazer a introdução perfeita na redação - Foto: Shutterstock

Com o Enem cada vez mais próximo, muitos estudantes vão aproveitando as férias escolares para continuar se preparando para o vestibular. Entre as maiores preocupações dos alunos, está a redação, que é uma parte de extrema importância na hora da somatória das notas para o Sisu.

Pensando nisso, a todateen sentou com a professora de redação do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Andréa Santana, que nos contou tudo sobre como construir a introdução perfeita da sua redação. Vem com a gente!

Qual a importância de escrever uma boa introdução?

De acordo com Andréa, a introdução da redação do Enem funciona como um “GPS” para os corretores da prova. Afinal, esse é justamente o parágrafo que funciona como o projeto do texto do candidato, onde todos vão expor a sua tese. Ou seja, seu posicionamento diante do tema apresentado.

O que não pode faltar?

Para a professora, a dissertação-argumentativa — o gênero da redação do Enem — se divide em nove partes. E pasmem: três delas precisam aparecer logo na introdução.

“Minha sugestão é produzir três períodos, sendo um para cada objetivo: contextualizar e abordar o tema, apresentar uma tese e fazer uma antecipação argumentativa, a qual eu chamo de ‘spoiler’ dos argumentos”, afirma Andréa Santana.

Aliás, para fazer essa introdução sem se perder na quantidade de linhas — e acabar se estendendo demais — a dica é fazer uma breve introdução que ofereça uma visão geral do tema, destacando sua relevância e atualidade. “O candidato pode mencionar alusão histórica, pode usar letra de música, pode usar obras literárias ou fatos breves relacionados ao tema para situar o leitor no contexto da
discussão que será desenvolvida ao longo do texto”,
completou a professora.

Quais são os erros comuns que cometemos logo na introdução?

Fuga do tema: desviar-se do assunto proposto pela prova pode prejudicar a compreensão do texto e a avaliação do examinador.

Generalizações excessivas: apresentar argumentos vagos ou genéricos que não
contribuem para uma discussão mais aprofundada sobre o tema.

Clichês: usar expressões prontas ou frases feitas que não agregam valor ao texto e
podem comprometer a originalidade do pensamento.

“Para evitar esses erros, é importante entender bem o tema proposto: selecionar as expressões-chave do tema e retomá-las por meio de tópico frasal do parágrafo”, lista a professora. “Transmitir as ideias de forma clara e direta, evitando rodeios ou
informações irrelevantes. Na introdução, é imprescindível apresentar uma posição
objetiva sobre o tema, sem generalizações, para guiar o desenvolvimento do texto. Uma boa tese necessita de um modalizador argumentativo (palavra que expresse juízo de valor)”
, afirma, por fim.

Então, seguindo essas dicas, o candidato está mais do que preparado para elaborar uma introdução eficiente e nota 1000 para o Enem.

Mais notícias para você

Entretenimento

Essas duplas nos fizeram acreditar no romance de novo depois de suas aparições em suas séries de sucesso

Beleza

Confira os produtos que elevam seu penteado ao próximo nível de estilo

Horóscopo

Neste Dia dos Namorados, é tempo de celebrar o amor! Confira as previsões de amor do horóscopo diário do seu signo

Comportamento

Se você também com ninguém dividir esse dia, bora chamar suas melhores amigas!