Não é preciso pensar muito para perceber que o cabelo das mulheres negras costuma ser diferente do das mulheres brancas. No entanto, por conta da pressão social e estética, por décadas todas tiveram o mesmo cabelo para se encaixar em um padrão. Além disso, mulheres negras enfrentaram por anos a falta de produtos especializados e a ausência de representatividade nas marcas.
Mas os tempos parecem estar finalmente mudando e a empresária e influenciadora negra, Lady Lace, que também sofreu com esse processo, explicou sobre como as ‘laces’, ou perucas, vem ajudando a elevar autoestima de outras mulheres e como isso impacta a vida delas.
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“Eu, como toda mulher negra, já sofri com a imposição de padrões e sei reconhecer como a busca por esses padrões minam a nossa autoestima. Ouvíamos pessoas falar que o nosso cabelo crespo e volumoso era feio, corríamos para alisar com produtos químicos. Diziam que não podíamos ter fios claros, porque não combinava com a pele. Além disso, falavam que o nosso cabelo era ruim e não crescia, corríamos para alongar. Mas o maior problema era que no final dessa corrida, você já não tem mais autoestima, amor próprio, e possivelmente nem mais o próprio cabelo”, contou.
A empresária relembrou como foi o inicio do empreendimento e a resposta positiva que recebeu das mulheres negras, que são uma das suas grandes apoiadoras.
“Quando iniciei a LL, percebi imediatamente esse impacto, elas retornavam ao atendimento com suas fotos, passeios, suas histórias de superação e contando como o acessório tinha mudado sua vida, suas relações e a forma como ela se apresentava com aquele novo visual. O resgate da autoestima é imediato, quando a sua relação muda com o espelho, todo o restante muda. Desde então percebi o papel importante que as laces tinham na vida dessas mulheres. Eu procuro incentivar essa mulher a ser livre de padrões, ela pode ser careca, usar a lace que quiser, na textura que quiser porque ela finalmente está livre de padrões. O reconhecimento de ter feito a diferença na vida de uma mulher, é o maior presente que eu poderia receber ao longo dessa jornada“, disse a empreendedora paulista.
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Ela também ressaltou a importância de disponibilizar esses acessórios com preços mais acessíveis e relembrou a chegada das primeiras importações no país que tinham um valor elevado.
“Quando as primeiras importações desse acessório chegaram aqui, o custo era alto e acessibilidade difícil. Hoje o cenário do mercado mudou, outras marcas vieram e a popularização do uso contribuiu para essa acessibilidade.
Já com a LL, trazemos variações desse segmento, com as ‘Wigs’, ‘Half’, ‘Lace Wigs’, e assim conseguimos ajustar economicamente a todos os públicos”, pontuou Lady.