Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Autoestima lá para cima! 6 dicas indispensáveis de autocuidado

Bora colocar tudo em prática para melhorar a sua autoestima

Autoestima lá para cima! 6 dicas indispensáveis de autocuidado
Autoestima lá para cima! 6 dicas indispensáveis de autocuidado - Foto: Canva

Todo mundo aqui já teve problema com autoestima, convenhamos. Pois é! Parece que em um mundo tão caótico e ocupado, às vezes a gente não tem tempo para cuidar de si mesmo.

Mas e aí, como conseguir qualidade de vida para garantir uma boa autoestima? “Para conseguir isso, o autocuidado, conceito que envolve a saúde física e a mental, é essencial”, nos contou o psicólogo Filipe Colombini, fundador e CEO da Equipe Acompanhamento Terapêutico.

Confira, a seguir, seis dicas de autocuidado para você colocar em prática e aumentar sua autoestima:

Equilibre as demandas de trabalho, vida social e família

É comum que as pessoas se sintam sobrecarregadas devido ao cotidiano atribulado, com muitos afazeres. “Porém, o ideal é tentar balancear todas essas esferas, o que exige capacidade de se organizar e elencar prioridades”, diz o psicólogo. “Algumas vezes, o momento não vai permitir que esse equilíbrio seja perfeito, o que costuma causar sofrimento e uma sensação de se estar negligenciando alguma parte importante da existência”, afirma. “Por isso, é importante lidar com esses altos e baixos, compreendendo que são fases da vida”, conclui Colombini.

Busque o autoconhecimento

Cada pessoa tem uma história, com seus valores, objetivos e prioridades. Entender essas diretrizes de forma clara pode não ser tão simples quanto parece. “O autoconhecimento será importante para colocar em perspectiva as atividades que dão prazer, assim como as conquistas que realmente se quer alcançar, contribuindo para se aumentar a felicidade”, explica o especialista.

Desenvolva a regulação emocional

Sensações boas ou ruins, fazem parte da vida e, naturalmente, vão aparecer em nossos caminhos, por isso, é importante lidar com elas da melhor forma. Muito além do que controlar os próprios sentimentos, a regulação emocional demanda conhecer suas reações frente a cada situação, aprendendo a conviver com essas emoções”, explica Colombini. “Muitas vezes, sentimentos considerados negativos, como o ódio e a tristeza, são invalidados, porém, o verdadeiro equilíbrio consiste em saber se conectar com essas sensações, assim como faz com todas as outras”, avalia o psicólogo.

Priorize o tempo presente

Em uma sociedade cada vez mais ansiosa, é comum que as pessoas passem grande parte do tempo pensando em eventos do passado ou do futuro, deixando de se conectar com o aqui e agora. Deixa isso para lá!

“Pensar no que virá ou no que já aconteceu é importante para refletir sobre a própria história e criar um planejamento para o amanhã, porém, é essencial manter-se conectado com o presente, lembrando que é somente no momento atual que se pode realmente gerar mudanças”, aconselha o CEO da Equipe AT.

Tenha uma vida plena

Amigos, família, lazer e trabalho são essenciais para se ter uma vida equilibrada. A dica é trazer o máximo de atividades e situações enriquecedoras, evitando priorizar apenas um. Dessa forma, a tendência é você ficar mais feliz e relaxado!

Cultive uma rede de suporte

Mantenha contato com pessoas que possam expandir seus horizontes, transformar sua vida para melhor e, principalmente, que saiba que vão lhe apoiar, caso você precise de ajuda. “Aqui é preciso destacar que não só a família – que, algumas vezes, pode ser até mesmo nociva e invalidante – cumpre o papel de uma rede de suporte”, diz Colombini. “Amigos também têm um grande valor, exercendo essa função; o importante é buscar conviver com pessoas que tragam felicidade e estejam ligadas aos seus valores e ao seu estilo de vida”, conclui o especialista.

Mais notícias para você

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Horóscopo

Veja seu horóscopo para esta sexta-feira (26/04)