Emily em Paris, protagonizada por Lily Collins, estreada na última sexta-feira (2), na Netflix, agradou uma boa parte do público, alcançando, até mesmo, o 1º lugar das séries mais assistidas no ranking global no último final de semana. No entanto, os críticos franceses não compartilharam dessas mesmas ideias.
Diversos franceses se revoltaram com a forma em que foram representados no seriado, classificando a produção como “vergonhosa” e “terrível“. “É a imagem completamente errada de Paris. Eu me pergunto por que os atores franceses aceitaram atuar na série”, afirmou o site AlloCiné.
O site Sens Critique também foi bem enfático ao criticar todos os clichês e estereótipos. “Os roteiristas podiam ter hesitado por dois ou três minutos em colocar uma baguete embaixo do braço de cada francês ou até uma boina para distingui-los claramente”. O portal Les Inrocks, por sua vez, comparou que a Paris representada na série é tão real quanto a da animação da Disney, Ratatouille.
E não foram só os jornais que detonaram a produção da Netflix. A rádio RTL explicou que não via tantos clichês problemáticos sobre a capital francesa desde Gossip Girl ou com o final de O Diabo Veste Prada. O crítico Charles Martin descreveu os episódios como “atrasados”, “preguiçosos” e “sexistas”. “Nenhum clichê é poupado, nem mesmo o mais fraco”.
No entanto, a série foi muito bem aceita pela maior parte do público, que expressou várias opiniões nas redes sociais.
@NetflixBrasil eu preciso o mais rápido possível da segunda temporada de “Emily em Paris”
— Nabru (@orrrabru) October 6, 2020
ontem comecei a assistir emily em paris e já to amando
— jaja (@jamileh_braga) October 6, 2020
nunca tive vontade de conhecer a cidade luz mas graças a “Emily em Paris”, tô louca pra ir
— had (@hadmfb) October 6, 2020
A discussão tomou proporções tão grandes que até mesmo Aguinaldo Silva, autor de novela, rebateu em seu Twitter a irritação dos franceses.
Os críticos franceses, sempre com cara de nojo, não gostaram de “Emily em Paris” porque o seriado não poupa nenhum clichê sobre a cidade. Ora bolas, mas o melhor de Paris são justamente os clichês, que eles mesmos inventaram para atrair turistas… e que sempre funcionam!
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) October 6, 2020
E vocês, gostaram ou não da série?