Com tantas tecnologias e ascensão do mercado de streaming, pense na facilidade que seria poder ver filmes, que ainda não saíram em lugar nenhum, direto do seu sofá. Essa é a proposta do Cining, um novo formato que chega ao Brasil no dia 17 de junho com o objetivo de oferecer lançamentos exclusivos para a abertura das salas online das principais redes de cinema.
Por mais que seja algo inédito para os cinéfilos brasileiros, a iniciativa já é sucesso em países como Argentina e Chile, liderada pela parceira BF Distribution, distribuidora atuante em diversos territórios da América Latina.
mas qual a vantagem?
“Vimos uma oportunidade no mercado. Não são todos os nossos projetos que vão para os cinemas físicos, e agora temos a chance de levar esses filmes para os exibidores de uma outra forma antes de irem para o streaming. É bom para o distribuidor, para o produtor e para o exibidor que ganham mais uma janela de exibição, mas é especialmente interessante para o público que passa a ter acesso a muitos projetos que eventualmente não entrariam nas salas tradicionais”, explica Márcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes e sócio do Cining.
Além de receber projetos exclusivos nas salas online, a iniciativa também poderá dar continuidade à exibição de alguns filmes que já estrearam nas telonas e que ficariam sem espaço físico nas salas dos cinemas. Com essa nova janela, tanto o exibidor como o consumidor se favorecem com a quebra de barreiras geográficas – essencial em tempos de pandemia! – e também propicia o aumento do período de disponibilidade dos conteúdos.
“Eu vejo uma boa oportunidade para os exibidores de todos os tamanhos. Sempre priorizaremos a experiência dos filmes no espaço mágico que é a sala de cinema, mas trata-se de uma ótima ferramenta de exibição de filmes que veio para somar.”, afirma Gilberto Leal – Presidente do Sindicato dos Exibidores do Estado do Rio de Janeiro, Diretor da Aexib – Associação dos pequenos e médios exibidores do Brasil -, e CEO do Cinemaxx Cinemas.
e como funcionará na prática?
O acesso vai funcionar por meio de ingressos adquiridos diretamente no site dos exibidores parceiros ou de vendas de tickets. Além disso, ele será feito digitalmente por meio de um código de acesso único e intransferível que garante até três reproduções em um período de 72 horas (três dias).
Os lançamentos exclusivos são oferecidos por R$24,90, e os filmes que entram na sala de cinema online depois de passarem pelas telonas tem o valor especial de R$ 9,90. O conteúdo pode ser assistido através do aplicativo Cining disponível para Apple TV, Fire Stick, Roku e Chromecast, e pela web em www.cining.com.br/play.
Para o lançamento do Cining, a Paris Filmes disponibiliza um catálogo inédito com filmes que serão lançados exclusivamente na sala de cinema online dos exibidores. São projetos diversos para todos os públicos: Além das Montanhas, romance com Jamie Dornan e Emily Blunt inspirado na peça da Broadway “Outside Mullingar”; Sobreviva ou Morra Tentando, thriller impactante sobre um atentado em uma escola; A Mão do Demônio, terror sobrenatural como o primeiro filme do gênero na plataforma; Astronauta – Um Sonho Extraordinário, drama emocionante e inspirador; entre outros.
Vale ressaltar que, no Brasil, o novo modelo de exibição foi adotado pela Cinemark, Kinoplex, Cineflix, Cineart, Centerplex, Cinemais, Cinemaxx Cinemas, Circuito Cinemas, Grupo Cine, Topázio Cinemas, Moviemax Cinemas, Multicine Cinemas, CineA, Cinemagic, entre outros, e pelos sites de venda de tickets Ingresso.com e Velox Tickets. Para mais informações, consulte o cinema ou sites de vendas de ingressos de sua preferência.