A dúvida cruel de toda produtora de conteúdo é sobre como manter o engajamento. De um dia para o outro, os likes e comentários podem diminuir, pegando as criadoras de surpresa. Quem já passou por isso sabe o desespero.
Não se engane, pois qualquer perfil pode sofrer uma perda de engajamento, desde contas que falam sobre conteúdo literário até contas que falam sobre moda. A frustração com o ocorrido é ainda maior se você acabou de começar a criar conteúdo. Mas calma, pois está longe de ser a hora de desistir.
Por trás da queda do engajamento, estão os mecanismos de distribuição de post no Instagram, responsáveis encaminhar o conteúdo produzido aos seguidores. Para inverter a situação, é preciso entender as razões que fizeram esses “robozinhos” diminuírem o alcance.
A produtora de conteúdo e especialista em redes sociais, Rejane Toigo, explica todos esses fatores que afetam o alcance das postagens. Confira!
1 – Excesso de anúncios
Observando os stories, dá para notar que tanto os anúncios quanto os conteúdos produzidos disputam o mesmo espaço de divulgação. A parte ruim é que, nessa concorrência, o conteúdo pago sempre vence. “Toda a vez que o Instagram precisa mostrar um anúncio ele substitui um post orgânico por este anúncio no feed de alguém”, conta Rejane.
Quanto mais anúncios relacionados ao nicho do perfil, o alcance dos posts diminui, por estarem competindo pela mesma audiência. Também não adianta aumentar a frequência de postagens, já que isso não surte o efeito esperado. “O que deve acontecer é o alcance de cada conteúdo diminuir ainda mais e somando todos eles se obter um resultado semelhante àquele se suas publicações tivessem se mantido na mesma quantidade e frequência”, explica.
2 – Desrespeito as políticas de uso
Assim como qualquer rede social, o Instagram tem normas que devem ser seguidas para fazer uso da plataforma. Desrespeitar essas regras, pode reduzir o alcance dos posts, já que identifica-se um mal uso da ferramenta.
“Usar conteúdo produzido por outros sem autorização, postar vídeo e música com direitos autorais ou mensagens consideradas agressivas e até mesmo praticar spam, são alguns exemplos de atitudes que, se pegas, farão com que a rede social não entregue seu conteúdo”, esclarece.
3 – Falta de atenção com hashtags
Quase que um acessório da publicação, as hashtags ajudam muito não só para engajar, mas também nos mecanismos de busca. Na hora de incluir esses itens, é importante ficar de olho sobre as postagens que também usaram a mesma hashtag. Rejane já alerta que se houverem conotações inapropriadas nessas publicações, são grandes as chances do Instagram bloquear a distribuição do seu post.
“Comprar seguidores, usar automação e hashtags banidas são exemplos de como utilizar a rede social de forma errônea e que pode acarretar a diminuição do alcance e do engajamento”, adiciona.
Inclusive, sabia que a hashtag “#sextou” entrou para a lista de hashtags banidas? Por algum tempo, ela deixou de aparecer nos feed por ser considerada imprópria pela plataforma. Então nunca esqueça de prestar atenção nisso!
4 – Conteúdo que é “mais do mesmo”
É importantíssimo avaliar o próprio conteúdo antes de postar, e isso inclui adquirir um olhar mais crítico para enxergar os defeitos de fábrica. Um ponto explicado por Rejane é que essa análise de qualidade deve estudar se o post está de acordo com o público.
“Ter uma estratégia para conseguir avaliar a qualidade do conteúdo produzido e trabalhar suas linhas editoriais, com método de pesquisa e conteúdo, é uma ótima maneira de melhorar o alcance dos seus posts e do seu perfil”, aconselha.