O acabamento matte é uma preferência popular, principalmente pelo aspecto mais sequinho e menos oleoso. Tanto no batom, quanto em qualquer outro item da maquiagem, há diversas opções que atendem essa opacidade. Porém, vamos lembrar que o universo da maquiagem artística vem encaminhado algumas tendências bem inovadoras e uma delas é o glossy eye.
Lendo o nome dá para ver que ele fala por si só, né? O truque cria uma aparência brilhante nos olhos, parecendo até gelatinosa. Há muitos anos, a presença dele já era marcante nos desfiles de moda.
Em entrevista para a TodaTeen, a maquiadora Aline Valentin contou tudo que você precisa saber sobre essa tendência.
Deixando claro que é uma técnica bem simples, os materiais necessários são apenas um primer, uma sombra gloss para pálpebra e um pincel língua de gato. “É possível fazer usando apenas os dedos também, mas o pincel garante um acabamento mais certeiro”, conta.
O passo a passo é super fácil! Primeiro, é importante aplicar o primer em toda pálpebra móvel e só depois ir aplicação o gloss. “Evite aplicar o produto muito próximo à raiz dos cílios e deposite pequenas quantidades. Vá com calma, aplicando em pequenas porções. Isso vai garantir que o gloss não escorra e que sua make fique linda o tempo todo”.
Para uma maquiagem livre de preocupações, Aline também recomenda um rímel a prova d’água. Na hora de incrementar, vale misturar sombras em pó coloridas e glitter no gloss. Fica lindo e moderno!
Uma vantagem do glossy eye é que ele é muito democrático, ou seja, dá para combinar de diversos jeitos diferentes. Consegue conciliar com batons fortes, como o clássico vermelho, e outros mais neutros também. Em relação à pele, vai bem com um acabamento mais matte, para que o foco do glow seja apenas na pálpebra, porém, também casa perfeitamente com uma pele iluminada.
“O principal é entender que o glossy eye é uma técnica que não permanece intacta por horas e essa é uma parte da beleza. O gloss que eventualmente acabará acumulando no côncavo, por exemplo, é um dos charmes dessa maquiagem”, pontua.
Assim como qualquer outra maquiagem, é importante remover tudo do rosto antes de ir dormir. O melhor jeito de retirar o gloss dos olhos é usando um demaquilante próprio para a área, embebendo um pad ou algodão no produto e deixando repousar sobre a pálpebra fechada por alguns minutos. Isso “derrete” a maquiagem, sem você precisar esfregar a região, que é uma área super sensível.
Por fim, Aline deixa um recado encorajador para quem quer testar o visual. “Divirta-se! Brinque com cores e texturas. Desapegue da noção de que maquiagem bonita é aquela que fica intacta por horas. Aplique o gloss também em outras áreas do rosto, como alto das bochechas para um efeito de pele glow. Invente novas formas de destacar a sua beleza! A maquiagem deve ser sua aliada e deve sempre colocar um sorriso no seu rosto!”, aconselha.
Fica a dica com a recomendação da maquiadora: BT Eyegloss da Bruna Tavares e Face Glossy da Vult.