A enxaqueca menstrual é real e precisamos falar sobre ela! Esse tipo de dor de cabeça atinge 60% das mulheres que já normalmente sofre com a chamada cefaleia. Esse tipo bem chatinho de dor de cabeça acontece durante a menstruação, geralmente entre dois dias antes e até três dias após o início do ciclo.
De acordo com a neurologista Natália Longo, neurofisiologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), as crises são causadas pela queda dos níveis de estrogênio durante o período pré-menstrual.
“Essa mesma alteração hormonal é responsável por causar os outros sintomas típicos da TPM, principalmente a irritabilidade, que somados a dor de cabeça podem atrapalhar a rotina da mulher, já que as enxaquecas geralmente são acompanhadas de náuseas, vômitos e sensibilidade a luz”, explica.
Aliás, para detectar esse tipo de dor é só perceber a progressão dela. Isso porque, normalmente, a enxaqueca menstrual começa fraca e vai ficando mais forte com o passar das horas, sendo do tipo pulsátil e com sensibilidade ao barulho e a luz.
Ao identificar esses sintomas, o ideal é procurar um ginecologista para realizar o diagnóstico. Assim é possível começar um tratamento, normalmente feito em parceria com um neurologista. Juntos, eles indicarão a medicação adequada para cada caso.
Como aliviar a enxaqueca menstrual?
Além do uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e contraceptivos hormonais, o tratamento da enxaqueca menstrual pode incluir a adoção de hábitos saudáveis. Por isso, separamos alguns cuidados que precisamos ter para evitar este tipo de problema:
- Não espere a dor piorar para tomar a medicação;
- Descanse;
- Respire lentamente para diminuir a dor;
- Evite locais barulhentos e/ou muito iluminados;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;
- Diminua seu ritmo de trabalho;
- Tenha uma rotina de sono de qualidade,
- Evite exagerar nos doces durante o ciclo menstrual.