A nova geração de pré-adolescentes está cada vez mais preocupada com a indústria da beleza. Assim, se tornou comum encontrar meninas de 8 a 14 anos compartilhando vídeo de rotina de skincare nas redes sociais. No entanto, as dermatologistas Michele Kreuz e Ana Carolina Sumam alertam para o risco da prática.
Isso porque essas rotinas incluem não apenas sabonetes e protetores solares, mas também séruns, hidratantes e vitaminas anti-idade, muitas vezes contendo ácidos. Produtos que podem fazer mal para a pele de uma pré-adolescente. “O uso inadequado de produtos de skincare em crianças pode trazer riscos sérios à saúde da pele. A pele infantil é mais sensível e suscetível a irritações e alergias.”, alerta Dra. Michele.
Sendo assim, o ideal é utilizar produtos de skincare apropriados para crianças, com itens formulados especificamente para a pele infantil. “Produtos hipoalergênicos e sem fragrâncias são os mais indicados. É importante evitar componentes como parabenos, sulfatos e fragrâncias artificiais, que podem causar irritações,” conclui a especialista.
Além disso, a Dra. Ana Carolina Sumam reforça sobre a importância do acompanhamento de um profissional. “Na verdade, o correto é que a mãe, os pais, enfim, levem a criança ao dermatologista para que ele seja orientado de acordo com o tipo de pele da criança”.