O Halloween está quase aí! Faltam poucos dias para você tirar a sua fantasia do armário e maratonar filmes de terror com os seus amigos. Mas, enquanto isso ainda não chega, e se a gente falasse sobre como tudo isso começou?
A origem do Halloween
Tudo começou há mais de 2.000 anos com os celtas. Eles celebravam o Samhain, um festival que marcava o fim do verão e o início do inverno. Como o inverno era a estação mais fria e escura, acreditava-se que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos voltavam à Terra para visitar suas famílias.
Para proteger as aldeias de maus espíritos, os celtas acendiam fogueiras e usavam fantasias assustadoras (geralmente feitas com pele de animais), acreditando que isso os confundiria. Essa tradição de se fantasiar acabou se transformando nas roupas criativas e muitas vezes assustadoras que a gente usa hoje.
Com a chegada do cristianismo, as tradições pagãs foram se misturando a costumes religiosos. No século VIII, o Papa Gregório III declarou 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos, uma data para homenagear os santos da Igreja. A noite anterior passou a ser chamada de All Hallows’ Eve (véspera do Dia de Todos os Santos), que mais tarde se encurtou para Halloween.
Como o Halloween foi parar nos Estados Unidos?
No século XIX, imigrantes irlandeses levaram essa tradição para os Estados Unidos, onde ela ganhou o formato que conhecemos hoje. Além das abóboras esculpidas com rostos assustadores (as famosas Jack O’Lanterns), surgiu a brincadeira de “doce ou travessura”. Segundo a lenda, esculpir abóboras começou com Jack, um homem astuto que enganou o diabo e foi condenado a vagar pelo mundo carregando uma lanterna. Para espantar os espíritos, as pessoas passaram a usar abóboras com velas dentro, e a tradição se espalhou.
E aqui no Brasil?
No Brasil, o Halloween não faz parte das tradições mais antigas, mas, graças à influência dos filmes, séries e redes sociais, ele foi ganhando espaço nas últimas décadas, especialmente entre os jovens. Hoje, é comum ver festas à fantasia, e quem é fã de filmes de terror já deixa tudo pronto para assistir aos seus favoritos!
Agora que você já sabe de onde vem o Halloween, já decidiu como vai comemorar? Pode ser com uma festa com os amigos ou com uma maratona de filmes de terror – o importante é se divertir!