Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

4 seriados que dão um help para o ENEM

As séries podem ajudar você a relembrar a história!

Nem só de livros e resumos seus estudos para o ENEM precisavam viver, viu? As séries – essas lindas! – podem dar uma boa ajuda para quem tem dificuldades em história. Não sabe por onde começar? O professor Danilo Zanetti, da esscola Dínamis listou cinco seriados top!

Anos Rebeldes

Logo de Anos Rebeldes

Foto: Reprodução

Inspirada no livro 1968 – O Ano Que Não Terminou, de Zuenir Ventura, a série tem uma visão mais romântica da classe média da época. Porém, ela também mostra parte da realidade vivida no período da ditadura militar de 1964 – tema recorrente nos vestibulares. “É interessante observar um personagem que representa a presença do empresariado no golpe ocorrido no Brasil. Além da suposta influência, durante a exibição sobre o movimento, dos caras-pintadas (1992), protagonistas no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello”, aponta o professor. A série se passa no Rio de Janeiro da classe média intelectualizada.

 

House of Cards

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A série é um drama político, “perfeito para observar as questões políticas, a disputa de poder e articulações nos bastidores do governo dos EUA”. Ainda mais em ano de eleição presidencial dos Estados Unidos, “então, assuntos relacionados aquele país – como a sua independência e constituição, a política externa, a questão racial e a política interna – são, frequentemente, cobrados nos vestibulares”, lembra Danilo.

 

The Tudors

Elenco da série The Tudors

Foto: Reprodução

A série é baseada na história de Henrique VIII, rei da Inglaterra e fundador da Igreja Anglicana. “Ele foi o responsável por romper com a Igreja Católica e fundar sua própria igreja, além de se separar de Catarina de Aragão (sua primeira esposa) para casar com Ana Bolena, atitude impensável para a época. O seriado consegue retratar de maneira romântica o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra do século XVI”, explica o professor. Ou seja, o seriado é um importante auxílio para estudar a Reforma Protestante na Europa, e a formação da Igreja Anglicana.

 

Roma

Reprodução de uma cena da série Roma

Foto: Reprodução

No seriado é possível acompanhar a transição da Roma antiga da República ao Império. A série também conta com uma superprodução com figurinos e fotografias bem similares ao período histórico. “Por isso, é uma importante alternativa para quem quiser compreender melhor a cultura greco-romana, base da cultura ocidental. Existem ainda conflitos e lutas pelo poder, em que encontramos importantes figuras, como Júlio César e Marco Antônio”, aponta.

 

LEIA TAMBÉM

Mais notícias para você