Se você tem algum produto de make ou cosmético vencido e está usando normalmente, hora de parar, mocinha! O motivo? “No caso da maquiagem, a ameaça é ainda pior, porque a quantidade de corante potencialmente alergênica é maior. Esses cosméticos muitas vezes entram em contato com os lábios, uma área conhecida como epitélio de transição, sendo muito mais fina e delicada e por isso mais sujeita a agressões, irritação e infecção por fungos”, explica Rodrigo Kury, farmacêutico e diretor técnico da Ecenne.
Qual é mais arriscado?
Os produtos que têm mais proximidade com mucosas ou olhos são os mais perigosos. “A pele já tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos, mas os olhos e as mucosas são mais desprotegidos”. Sem contar que o uso de makes vencidas na região dos olhos pode causar conjuntivite bacteriana!
Lápis de olho vencido: um grande vilão!
O especialista explica logo: “ele pode causar uma hipersensibilidade local que pode irritar a região e fazer com que a glândula tente se livrar daquele depósito de pigmento; e além disso, o lápis pode provocar um processo inflamatório pela presença da sujidade que obstrui o ducto de saída da glândula, criando uma inflamação como o terçol”, explica. Ou seja, partiu jogar no lixo!
O que acontece se usar?
As makes vencidas, além de oxidarem, podem acabar queimando o local de aplicação. Olha só que perigo! “Também pode haver contaminação bacteriana que, por sua vez, contamina o usuário. E tudo pode acontecer ao mesmo tempo”, alerta o especialista. Sem esquecer dos processos alérgicos, acne, dermatites e até infecções graves que podem acontecer quando se usa um cosmético vencido.
Para ficar atenta!
Nem sempre é fácil de notar a contaminação, pois quando é recente não sofre alteração de cor nem odor. Mas, mesmo assim, ela pode contaminar o usuário: “deve-se lembrar que a bactéria é microscópica! Quando o produto mudou de cor ou o odor está bem alterado, então, é contaminação na certa”. Então, não esqueça de checar a validade dos seus produtos, além de não confiar apenas na aparência deles. Fechou?
LEIA TAMBÉM
- TESTE: Você é expert em maquiagem?
- 8 dicas para deixar sua maquiagem perfeita
- Dicas de maquiagem com Nah Cardoso!