Fazer intercâmbio é uma das experiências mais intensas da vida. Outro país, outra língua, sem família e pronta pra fazer novas amizades. É sonho? É! Mas é só ter foco e algumas metas que você a transforma em realidade, sim. Segundo a CI Intercâmbios e Viagens, em 2016, os programas de High School (quando você faz o ensino médio em outro país) e Intercâmbio Teen são os que tiveram mais procura. Se este é seu sonho, se liga nas dicas, te mostramos como escolher o intercâmbio perfeito para você!
Tem uma época certa pra fazer intercâmbio?
Tem, sim. Mas é você quem decide isso! Precisa de um grau de independência, viu? Até porque não vai dar para os seus pais te socorrerem com você a milhares de quilômetros longe. “Quando você se sentir pronto para vivenciar uma nova cultura, ficar um tempo longe da família , estudar em uma nova escola e fazer novos amigos é a hora certa”, explica Fabiana Fernandes, gerente da CI.
Como acertar na escolha do intercâmbio?
Precisa correr atrás e pesquisar muito, você pode ir às agências especializadas da sua cidade pra começar, depois vale ficar atenta à questão da grana e quanto os seus pais estão dispostos/podem colaborar. Com isso, fica mais fácil. “Escolha o programa que melhor se encaixe ao seu perfil, considerando quanto tempo gostaria de ficar no destino, o que gosta de fazer, etc. Exemplo, se você gosta mais de praia, escolha um destino que te proporcione o passeio na praia, assim como se você prefere as grandes metrópoles…”, diz Fabiana
E como aproveitar cada minuto desse rolê de sonho?
Fácil: se jogando nas experiências. Deixe a preguiça no Brasil e pense no quanto você está vivendo uma experiência única. Fabiana completa: “não tenha vergonha de conversar , visitar novos lugares, fazer novos amigos. Ser flexível é a melhor forma de aproveitar ao máximo a oportunidade”.
LEIA TAMBÉM
- TESTE: Qual é o seu intercâmbio perfeito?
- 5 destinos na América Latina para fazer intercâmbio
- Todas as dúvidas sobre o High School, o intercâmbio para adolescentes