Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

5 coisas que estão acabando com a saúde do seu cabelo sem você saber

Crédito: Shutterstock

Manter a saúde dos fios é uma tarefa bem básica, mas tem suas especificidades. Adotar uma rotina de cuidados, manter uma boa alimentação e conhecer o seu tipo capilar ajuda a permanecer com os cabelos saudáveis. No entanto, é super importante entender quais as suas características e necessidades especiais do fio para garantir um tratamento adequado.

Além disso, é fundamental ficar de olho em alguns hábitos do dia a dia para não acabar prejudicando os cabelos. Pensando nisso, o engenheiro químico da JustForYou, Alex Eduardo, conta pra gente cinco pontos que podem acabar com a saúde dos fios.

A fórmula dos seus produtinhos é adequada para o seu tipo de cabelo?

Mesmo seguindo um ritual completo para os cabelos, pode ser que o resultado não seja como o esperado e a culpada disso seja a fórmula. Isso acontece quando a composição do produto não se adequa às necessidades do fio. “Os produtos precisam considerar desde a estrutura e o comprimento do fio, grau de oleosidade, até fatores ambientais, frequência de lavagem e os procedimentos realizados, entre outros indicadores. A composição e quantidade de ativos precisa ser diferente para uma pessoa que mora na praia e tem os cabelos oleosos e finos, e outra que mora no interior do Brasil e tem cabelos grossos e secos, por exemplo”, explica.

Não manter a hidratação em dia

A hidratação dos fios é essencial para repor os nutrientes na fibra capilar e também devolver a água perdida em processos naturais e químicos, como poluição, chapinha, secador, descoloração e radiação solar. “O tratamento é importante para evitar o ressecamento e as pontas duplas, ajuda no crescimento e ainda mantém o fio mais protegido contra agressões futuras”, destaca.

Lavar o cabelo com água muito quente

Essa todo mundo já tá cansado de saber, né? A água quente é a inimiga número um dos cabelos! Assim como outras fontes de calor, feito chapinha e secador, a água quente contribui para deixar os fios opacos, sem movimento e quebradiços. “A água morna ajuda na limpeza, porém ela faz com que as cutículas do cabelo fiquem abertas. Por isso, o ideal é que a etapa de condicionamento seja feita com água à temperatura ambiente, com o condicionador ou com a máscara de hidratação, deixando o cabelo mais resistente, com muito brilho e fluidez”.

Não seguir as orientações de uso dos produtos

Deixar o produto nos cabelos por muito mais tempo ou até menos do que o recomendado, usar o mesmo de forma inadequada e ações assim que burlam as instruções são um perigo. Nada de deixar uma máscara por um tempão nos fios como se isso fosse aumentar os efeitos ou passar o condicionador na raiz para abaixar frizz. Isso aí não funciona! “Um erro comum é não enxaguar o cabelo em abundância após utilizar cada produto. Deixar resquícios nos fios pode danificar a estrutura capilar a longo prazo e impedir a ação plena de cada produto, deixando os cabelos com acúmulo de resíduos, aparência elástica e quebradiça”.

Misturar shampoo e condicionador diferentes

Sabe por que é importante usar sempre o conjunto da mesma marca? Porque são produtos desenvolvidos com eficácia testada em pares, de forma que um ingrediente potencializa os efeitos do outro. Ao misturar produtos de linhas diferentes, além de ter menos eficácia em ambos os produtos, corre-se o risco de ter condicionamento insuficiente ou em excesso, resultando em um cabelo ressecado e poroso.

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva