Fale conosco

O que vc está procurando?

Curiosidades

7 erros comuns do Enem para você evitar

Fique atento na hora de realizar a prova do Enem

10 erros comuns do Enem a serem evitados
10 erros comuns do Enem a serem evitados - Foto: Pinterest

O Enem é o exame nacional mais importante para garantir uma vaga no Ensino Superior. Isso porque, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), o estudante pode usar sua nota para entrar em instituições públicas de ensino. Por isso, é de extrema importância estar preparado para obter um excelente resultado.

A todateen separou os 7 erros mais comuns que são cometidos no Enem. Dessa forma, você pode se preparar e evitar que cometa o mesmo deslize. Confira:

Não administrar o tempo

Para realizar uma prova bem feita e atingir uma pontuação satisfatória, o estudante precisa, além de ter conhecimento, saber administrar o tempo. Isso porque o horário de prova precisa ser divido entre todas as matérias, para que o estudante consiga fazer com tranquilidade a maioria das questões.

Não conhecer a estrutura das questões

A maioria das questões possuem um enunciado e um texto base. A resposta correta geralmente está embutida ou no enunciado ou no texto base. Portanto, para chegar ao resultado certo, deve-se ler os dois com atenção e marcar os pontos mais importantes. Assim, você vai chegar na resposta com facilidade e mais chance de acertar.

Se perder na redação

A redação possui um grande peso na nota final do Enem. Por isso, o momento de escreve-la merece uma dedicação especial. Antes da prova, quando estiver nos seus momentos de estudo, cronometre seu tempo e treine para fazer a melhor redação em menos tempo possível. Além disso, lembre-se de: não assinar a folha, escreva com letra legível e não faça plágio.

Confundir-se com distratores

A maioria das alternativas das questões no Enem possuem distratores. Ou seja, a alternativa nem sempre está errada, geralmente ela possui uma informação a mais, a menos ou discordante. Por isso, sempre elimine uma opção analisando cada tópico da alternativa.

Não analisar elementos não-verbais

Geralmente, as provas do Enem vêm recheadas de charges, quadrinhos e gráficos. Esses elementos não-verbais são a chave para a compreensão da mensagem. Portanto, preste atenção nos detalhes.

Desistir da questão

Durante a prova, você vai se deparar com questões que vão além do seu conhecimento e a primeira coisa que virá na sua cabeça será desistir da questão. Não faça isso! Se você não sabe esta matéria provavelmente você não sabe a resposta correta. Por isso, vá até as alternativas e elimine a que você conhece. Assim, você terá menos alternativas para chutar, diminuindo sua chance de erro.

Perder o foco ou deixar o nervosismo dominar

Lembre-se: uma prova não define sua inteligência. Mantenha a calma e foque nos seus objetivos!

Mais notícias para você

Entretenimento

E se eu te falar que já sabemos as celebridades que não vão aparecer no Met Gala?

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita