Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

Tire todas as suas dúvidas sobre academia na adolescência

Você tem vontade de ir para academia, mas não sabe se pode e o que fazer? A gente te ajuda!

academia na adolescência
Foto: Getty Images

Você tem vontade de se exercitar e começar a fazer musculação, mas tem muitas dúvidas sobre fazer academia na adolescência? Afinal, tem gente que fala que é superbom, outras pessoas dizem que não é legal, então o que seria realmente a verdade?

O que posso fazer?

Segundo a personal trainer Gabriele Siqueira, o ideal é começar aos 14 anos, após o primeiro ciclo menstrual. Ao matricular-se em uma academia você poderá fazer todas as atividades, desde que esteja acompanhada por um profissional de Educação Física, aconselha Gabi. “No início da prática, é preciso evitar exercícios com alto impacto e muita carga nos aparelhos (no caso da musculação)”, explica sobre os cuidados a serem tomados.

Resultado de imagem para giphy work out

Se você deseja fazer musculação, ela indica que se treine três vezes por semana, dando um dia de descanso entre um treino e outro. “Mas também pode se usar esse intervalo para realizar outra atividade, como esteira, aula de dança, pilates, alongamento, etc”, comenta.

Por que começar a academia na adolescência?

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre começar ou não, Gabriele aponta alguns benefícios de fazer academia na adolescência. “Melhora da flexibilidade, postura, força e resistência muscular, coordenação motora, controle do peso corporal, redução no risco de lesões, desenvolvimento social”, conta o que a gente ganha se exercitando. Sem contar que se você começar nessa idade mais chances de não ter doenças chatinhas, como diabetes, pressão alta e obesidade você tem. “Além de diminuir o risco de lesões, melhorar a disposição e aumentar a massa magra, que é a quantidade de músculos”.

Tenho preguiça… o que faço para gostar de ir?

Resultado de imagem para giphy laziness

Às vezes a gente não tem vontade de fazer nada e quer só ficar assistindo à Netflix, não é mesmo? Mas vale a pena repensar e sair de casa para socializar e se mexer. “Pode ir experimentando todas as modalidades que a academia disponibiliza. Nem sempre e nem todo mundo gosta de fazer musculação. Hoje em dia, tem muitas atividades para todos os gostos, vale a pena levantar do sofá e ir experimentar cada uma delas”, aconselha Gabi. Então bora começar, miga!

Vamos lá?

 

Mais notícias para você

Entretenimento

Continua se movimentando dentro de casa? Diante da quarentena, estabelecer uma rotina pode ser difícil, mas a prática de exercícios físicos pode melhorar seu...

Testes

Faça o teste e descubra qual tipo de pessoa te representa na hora de malhar!