Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Acne: entenda o jeito certo para se livrar das espinhas

Crédito: Shutterstock

Se tem uma coisa que é um terrorzinho em nossas vidas é aquela espinha que apareceu de surpresa. Ainda mais se estiver dolorida e inchada, a inflamação pode incomodar ainda mais. E por mais que não falte vontade, já vamos te alertar que cutucar ou tentar espremer só vai piorar esse quadro.

Quando esse aparecimento já é frequente, é bom prestar atenção para entender que há alguma mudança no corpo. O melhor jeito de descobrir a causa específica, é indo a um dermatologista ou profissional da área.

Em um papo com a todateen, a biomédica especializada em estética Lorena Soares, explicou todo o passo a passo sobre o que você deve fazer nessas horas. Vem conferir!

Posso dar aquela apertadinha na espinha?

De jeito nenhum! “Isso é um crime que deveria ser condenado”, brinca. Espremer a espinha por conta própria não é nada seguro, principalmente, pelas mãos não estarem limpas. Esse contato da mão com o local inflamado deixa o clima propício para a proliferação de bactérias. A partir daí é só ladeira abaixo.

“O jeito mais correto é ir a um profissional habilitado e fazer uma limpeza de pele com preparatório para fazer a retirada da acne de uma forma sutil e eficiente”, recomenda.

Mito ou verdade: quando aperta e sangra, é sinal que saiu toda a sujeira?

“Mito total! Muito pelo contrário, quando fazemos a extração no consultório, a partir de uma limpeza de pel, não é nem sempre que sangra”, esclarece. Ou seja, o aparecimento do sangue não é bom sinal e nem indica que fez uma retirada total da secreção.

E ainda tem mais, quando você espreme e saí sangue, você aumenta o risco de contaminação. Então nada de machucar a pele! “O sangue significa que você fez uma pressão superior e rompeu vasos sanguíneos da região, ou seja, não tem a ver com a limpeza”, esclarece.

É indicado passar maquiagem para esconder a espinha?

Essa resposta é fácil e se resume em um belo “não”. Segundo a biomédica, chega a ser irresponsável passar maquiagem nessas horas, pois os produtos podem piorar a situação. Por terem fórmulas oleosas, muitos produtos aumentam a produção sebácea e viabiliza processos inflamatórios.

A única ressalva nisso é em casos onde a maquiagem é específica para peles oleosas e com acne. “Existem maquiagens específicas para peles com espinha, com função secativa, então se for específica dá sim”, explica.

Qual a melhor recomendação para tratar a espinha de forma eficaz?

Já pode tirar o cavalinho da chuva, pois para eliminar a espinha de um jeito saudável, é melhor identificar as causas do problema com calma. “Na adolescência, muitas vezes são causas hormonais ou uma alimentação inflamatória, então não tem como resolver assim tão rápido”, justifica.

O correto é procurar um especialista para descobrir a causa e fazer uma limpeza de pele. Além disso, fazer uso de produtos específicos para acne também é fundamental. “Se a região estiver muito inflamada, pode usar um peeling ou algum produto com ação secativa e desinflamatória”, indica.

Dicas para prevenir o aparecimento de mais espinhas!

  • Ter uma alimentação saudável. Prestar muita atenção no que está comendo para incluir mais frutas, verduras e alimentos ricos em proteína. Além disso, você deve reduzir a alimentação de gorduras e carboidratos.
  • Ficar de olho nas mudanças hormonais. Principalmente na adolescência, com o ciclo menstrual e o desequilíbrio hormonal, podem haver reflexos em forma de acne. Mas pode ficar tranquila, pois caso esse seja o motivo da inflamação, há tratamentos.
  • Fazer rotina de skincare. Manter o cuidado com a pele é algo para se fazer todos os dias. Lavar o rosto, deixar a pele respirar e usar produtos específicos para o seu tipo de pele é uma boa dica.
  • Pele oleosa precisa de hidratação sim! A pele ser oleosa não significa que não precisa de hidratação. Óleo é uma coisa e água é outra. Você precisa aumentar a água no corpo, usando produtos específicos.
  • Ter um acompanhamento profissional. É sempre bom ter um especialista na lista de contatos no caso da inflamação aparecer.
  • Usar produtos de qualidade. Em palavras bem breves: nada de querer comprar qualquer coisa barata! As recomendações devem vir de profissionais da área e os produtos precisam ser de marcas qualificadas na resolução do problema.

Mais notícias para você

Beleza

Confira essa listinha de produtos indispensáveis no verão

Beleza

A água termal é uma excelente aliada para o skincare, principalmente em dias quentes

Beleza

Degustar ao invés de comer toda caixa de chocolates é a saída se você quer seu pós-Páscoa com menas espinhas

Beleza

Conversamos com uma especialista sobre essa nova etapa do seu skin care