Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Água de arroz faz o cabelo crescer? A gente te conta!

Crédito: Shutterstock

Mais uma receita caseira que ficou bem famosa nesses últimos tempos é a água de arroz. O que estão falando por aí é que além de hidratar os fios, a água ajuda a acelerar o crescimento do cabelo. Será que é verdade?

Como bem sabemos, vários combinações que viralizam na internet não tem muita comprovação científica, então é bom ficar esperta para não acabar se prejudicando. Em conversa com a TodaTeen, a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, tirou todas as dúvidas sobre a receita. 

E já para começar, ela esclarece que não existe comprovação nenhuma para o crescimento dos cabelos com a água de arroz. “Precisamos ter cuidado com tudo que vemos ou ouvimos. Apesar de existirem muitos depoimentos confirmando os bons resultados de passar água de arroz no cabelo, é necessário prudência”, alerta.

Então a água não tem nenhum efeito no cabelo?

Calma! Embora não faça o cabelo crescer, a água de arroz tem algumas propriedades que podem ajudar os fios. A Dra. Luciana explica que a receita pode até ser novidade para muita gente, mas é uma prática milenar em países como China e Japão, usada há tempos pelas mulheres asiáticas. 

O arroz possui aminoácidos, vitaminas e o inositol que, presentes na água, podem proporcionar muito brilho e saúde aos fios. Já a água fermentada no arroz é rica em vitamina, minerais, aminoácidos e antioxidantes, como ácido felúrico e orizanol, entre outras propriedades nutritivas.

“Os aminoácidos ajudam a hidratar a cutícula, que é um tecido superficial do fio de cabelo, e são capazes de reparar os fios danificados e fortalecê-los. O ácido felúrico é usado contra o envelhecimento precoce tanto da pele e quanto das fibras capilares. A combinação do ácido felúrico com o orizanol que a água de arroz é tão eficaz que são os responsáveis pela melhora e pelo brilho, maciez e do cabelo”, esclarece.

Outra finalidade é que a mistura ajuda a desembaraçar os fios, então essa água pode ser utilizada como um pré-poo na sua rotina de cuidados.

Há contraindicações?

A Dra. é bem específica e esclarece: não existem contraindicações, mas essa é uma receita caseira que não tem nenhuma comprovação científica. 

Além disso, também alerta sobre NUNCA dormir com a água de arroz no cabelo, já que dormir com os fios molhados não é indicado. E apesar dos boatos, a água de arroz não deve ser usada como tratamento para problemas capilares. Para isso, você deve procurar um médico especializado.

Passo a passo de como usar a água de arroz no cabelo do jeito certo

  1. Coloque o arroz cru em um recipiente de vidro fechado com água filtrada.
  2. Deixe a água com arroz descansar por 30 minutos. A intenção é usar a água de arroz fermentada.
  3. Depois, escorra a água do arroz em outro recipiente. Coloque-a em um spray borrifador. 
  4. Lave o cabelo com o seu shampoo de costume.
  5. Depois de enxaguar o shampoo, borrife a água de arroz no cabelo e couro cabeludo.
  6. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos para ativar a circulação da área e otimizar a absorção da água de arroz.
  7. Deixe agir por 20 minutos.
  8. Finalize usando uma máscara de hidratação ou o condicionador.
  9. Enxágue.

Fica a dica: por não possuir conservantes, a água de arroz pode ser guardada na geladeira em recipiente de vidro por até 4 dias. Depois disso, é melhor jogar fora e não utilizar novamente.

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva