Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Antes de fazer uma compra, pense nesses 5 tópicos sobre consumo consciente!

Será que você precisa mesmo dessa peça?

antes de comprar
Foto: Getty Images

Se você está ligada nas redes sociais, provavelmente acompanha as novidades fashion, de decoração, os acessórios que viram moda todo mês… Essas tendências acabam chamando a nossa atenção, e muitas vezes vamos atrás delas… Mas você já parou para pensar se realmente precisa disso que deseja comprar? Às vezes é difícil resistir à liquidação da nossa marca de maquiagem preferida, por exemplo, mas é importante que você adote o hábito do consumo consciente para a sua vida. Antes de comprar, é legal refletir sobre alguns tópicos que separamos aqui embaixo!

Ugly Betty Shopping GIF by HULU - Find & Share on GIPHY

Confira sobre o que você deve refletir antes de comprar alguma coisa:

1. Eu preciso mesmo dessa peça?
Essa é a primeira pergunta que deve vir à sua cabeça. Será que você já não tem algo parecido em casa? De onde veio a vontade de comprar esse objeto? Você viu pessoas usando no Instagram e achou bonito, um comentário de uma amiga te incentivou… Ao responder a essas questões, você consegue pensar com mais clareza se tal produto realmente te faz falta no dia a dia.

2. Posso pagar esse preço?
Tem certeza que você não precisa economizar? Sabe aquele rolê com as BFFs na semana passada, ou o show do seu artista preferido que vai rolar no mês que vem… Antes de comprar, é importante você saber se pode pagar pelo produto ou não, e se ele realmente vale seu preço.

https://giphy.com/gifs/asian-fresh-off-the-boat-fotb-3k9gOXgimLWF2

3. Vou querer usar isso daqui a seis meses?
Principalmente quando estamos falando sobre uma roupa que está na moda, é preciso lembrar que as tendências vêm e vão. Logo, essa peça não estará mais em alta, as pessoas não vão mais gostar… Você ainda vai usá-la quando isso acontecer? E será que a qualidade desse produto é tão boa para durar bastante tempo?

I Dont Think So Cady Heron GIF - Find & Share on GIPHY

4. Esse item combina com meu estilo de vida?
Você viu um salto altíssimo vermelho bapho na vitrine de uma loja e está mega apaixonada por ele… Mas você usa salto todo final de semana, ou só em uma festinha ou outra de vez em quando? Então, não é melhor investir em um saltinho preto, um pouco mais baixo, que combina com tudo e vai ser mais fácil de usar? Achamos que sim, viu?!

5. Estou comprando por impulso?
Você já está no caixa, prestes a pagar, vê alguma besteirinha na fila e, quando percebe, colocou na sua cesta de compras e nem pensa por quê… Isso é comprar por impulso! Essa mesma situação acontece na época de promoções… Lembre-se de perguntar a si mesma: isso vai ser útil para mim, estou realmente sentindo falta disso, ou só gostei porque é barato, bonitinho e está na moda?

Clothing GIF by Paramount Movies - Find & Share on GIPHY

Agora, se você já refletiu sobre esses tópicos antes de comprar, e mesmo assim tem certeza de que a melhor escolha é adquirir tal produto, tudo bem. Mas saiba que isso vai ter um impacto no mundo! Quanto mais consumimos, mais geramos resíduos que prejudicam a natureza… Por isso, os 3Rs são mega importantes (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Então, por mais difícil que pareça ser, que tal dar uma chance para o consumo consciente?! Não custa tentar, né? Aos poucos, vai virando hábito, e, quando você perceber, já vai automaticamente pensar nesses tópicos antes de passar o cartão de crédito!

Mais notícias para você

Entretenimento

A semana da Black Friday chega de paraquedas trazendo vários descontinhos bacanas. Para quem já tava querendo adquirir alguns itens, esse é o momento...

Entretenimento

Quem não ama uma boa compra no AliExpress? O site de compras chinês é sucesso entre os brasileiros por seus preços acessíveis e variedade...

Entretenimento

Ahhh, nada como gastar o dinheiro que a gente nem tem. Mas quem não gosta de uma tarde de compras não é mesmo? Ainda...

Moda

Quando você pensa em brechó, qual é a primeira coisa que vem na cabeça? Pra muita gente, pode ser roupas velhas e sem estilo,...