Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Briguei com minha amiga, e agora? Saiba como agir nesta situação!

Quem nunca teve um desentendimento com a BFF, não é mesmo?

Briguei com minha amiga, e agora? Saiba como agir nesta situação!
Briguei com minha amiga, e agora? Saiba como agir nesta situação!

De vez em quando, é normal a gente se desentender por algum motivo com as nossas amigas. Nessas horas, o clima fica super tenso e sempre rola um mix de orgulho, saudade e tristeza. E acontece com tudo mundo, inclusive celebridades. Prova disso é a treta entre Ludmilla e Anitta, que de melhores amigas passaram a rivais número um.

Se você está nessa situação de brigar com a amiga, calma, a todateen te ajuda a resolver isso com dicas de uma psicóloga.

+ Teste: você é uma boa amiga? Descubra agora!
10 momentos que melhores amigas já passaram
Relacionamento tóxico ou abusivo: como reconhecer?

Confira!

diálogo em primeiro lugar

A melhor forma de resolver o conflito é sempre começar pelo diálogo. Tente esclarecer as coisas com uma conversa na qual cada uma coloca seu ponto de vista, ouve a outra e nisto as duas tentam chegar a um ponto comum. Em uma briga, as pessoas envolvidas ficam fragilizadas, então partir por outros caminhos pode piorar a situação

ignorar não é o caminho

Ignorar também não é um caminho, já que não resolve, ficam as mágoas, os ressentimentos e até raiva no lugar de sentimentos que antes eram tão bonitos. “Se perceber que a outra pessoa não está aberta para conversar, busque a ajuda de alguém que leve a ‘bandeira da paz’, alguém que consiga ter um posicionamento mais neutro na situação. Lembre-se que, assim como você achou que estava certa a outra pessoa também acredita nisso”, aconselha a psicóloga Lia Clerot.

não procure certo e errado

Tem como saber quem está certa e quem está errada? “Em uma briga de amigas, avaliar quem está certo ou errado não é o fundamental. O importante é que ambos reconheçam que de alguma forma pode ter ferido os sentimentos do outro, mesmo que sem intenção. Esperar que só o outro reconheça sua culpa é uma atitude egoísta e narcisista”, explica Lia. Afinal, a amizade é mais importante do que estar certa, né?

deixa a cabeça esfriar!

A intimidade das amigas pode ser um ponto positivo na hora de entender qual a hora certa de fazer as pazes. Dependendo da discussão, é melhor deixar a cabeça esfriar para não iniciar uma conversa com os ânimos ainda exaltados. Por outro lado, esperar muito tempo pode parecer pouco caso com a briga.

o momento certo

Procure um momento tranquilo, um lugar calmo para que possam falar com clareza. Se a outra pessoa se recusar a se encontrar com você, peça ajuda para uma pessoa ou ainda uma ocasião em que vocês possam se encontrar naturalmente. O importante é não deixar de pedir desculpas. Guardar ressentimento só faz mal para você mesma!

tempo é essencial

E quando a amiga é muito orgulhosa e não dá o braço a torcer, mesmo estando errada? “Dê tempo a ela. Não se pode obrigar ninguém a ser seu amigo. Se você tentou, tenha em mente que fez sua parte. Sei que pode doer estar distante de um amigo, mas se amizade era sólida, vocês vão se entender. Algumas pessoas precisam de um tempo a mais para refletir e acalmar as emoções”, aconselha a psicóloga.

deixe o orgulho de lado

“Eu mesma sou muito orgulhosa. Como lido com isso?”. Pare e reflita: o que vale mais para você, um amigo ou seu ego? A humildade e o perdão são um exercício diário que faz bem principalmente para aquele que o pratica. Peça desculpas pelas pequenas coisas, exercite este hábito e isso fará você brigar com a amiga cada vez menos.

não guarde mágoas

“Guardar sentimentos ruins pode te deixar inclusive doente. Sempre pense o que é mais importante na sua vida, se a razão ou o que está em jogo. Certamente verá que  reconhecer o erro e esquecer o orgulho será valioso e não significa que você se rebaixou, muito pelo contrário, revela que é maduro o suficiente para reconhecer seus erros”, diz Lia.

confie nos laços

Como lidar quando as amigas são muito diferentes e isso gera discussões? Apesar de serem diferentes, vocês devem ser complementares entre si e conhecerem bem uma a outra. Afinal de contas, não criamos laços com pessoas que não gostamos. Amigos são pessoas que nós escolhemos para fazer parte das nossas vidas. Mesmo quando são diferentes, vocês precisam compreender a outra, saber como ela pensa, como lida com as razões e emoções e se colocar no lugar do outro.

aprenda a lidar com as diferenças

A adolescência é uma fase de constante mudança, quado a personalidade e a identidade estão se consolidando. É comum que nessa fase a pessoa mude bastante, mesmo de um dia para o outro, de uma semana para outra. E nem sempre as duas mudam da mesma forma, na mesma velocidade. Cada uma passa a ter vontades e necessidades diferentes e brigar com a amiga é algo normal nessa situação. Mas faz parte de crescer aprender a lidar com as diferenças e aceitá-las. Segue o jogo!

alerta relação abusiva

Minha amiga sempre faz com que me sinta culpada e inferior. Como lidar? Se a sua amiga sempre te coloca para baixo, você pode estar em uma relação abusiva, o que muitas pessoas acham que só acontece nas relações amorosas. Converse com ela sobre como você se sente a respeito, afinal, amigos são nossos parceiros de crescimento e devem nos dar apoio.

a hora de move on

É claro que nem sempre vão concordar com você, mas farão isto de forma que você perceberá que estão preocupados com seu bem. Mas, mesmo discordando, farão você se sentir apoiado e confortado. “Se a relação não mudar e ainda sim você está mal com isso, pode ser que esta amizade está partindo apenas de um lado e você não percebeu”, comenta Lia. Nesse caso, é hora de deixar essa amizade pra lá!

Mais notícias para você

Horóscopo

Já se perguntou por que piscianos são tão exigentes com seus amigos?

Entretenimento

Ator falou sobre o shipp feito pelos fãs de "De Volta aos 15", série da Netflix que ganhou nova temporada

Entretenimento

Feliz Dia do Amigo, migues! Nesta quarta-feira, 20 de julho, é a data para celebrar a amizade e tudo de bom que essa parceria...

Entretenimento

Climinha tenso entre as Comadres? Vemos por aqui! Durante a segunda festa em celebração à liderança de Lucas ao longo da madrugada desta quinta-feira,...